O jeito certo de escovar os dentes das crianças

Atenção: a higiene bucal requer muito cuidado e atenção, especialmente quando se trata de crianças. Aprenda como fazê-la corretamente!

criança-escovando-os-dentes-escovação-correta
FOTO: Shutterstock

A higiene bucal requer muito cuidado e atenção, especialmente quando se trata de crianças. Isso porque os pequenos não fazem ideia dos perigos que correm se não escovarem os dentes da maneira certa. Dentre os principais problemas podemos destacar cáries, mau hálito, gengivite, periodontite e até infecções.

 

crianca-fio-dental

ILUSTRAÇÃO: Shuttesrtock

 

 

Saiba mais!

Alimentos saudáveis para seu filho

Curiosidade: agradeça aos egípcios pelos dentes saudáveis!

5 esportes para melhorar a saúde das crianças

 

 

Como escovar os dentes passo a passo

 

crianca-escovando-dentes

ILUSTRAÇÃO: Shuttestock

 

Outras dicas importantes

• O creme dental deve ser colocado sobre as cerdas da escova e a quantidade suficiente é do tamanho de um grão de ervilha.

• Também é melhor que o creme seja sem flúor, pois a criança geralmente acaba engolindo, podendo causar problemas fluorose: má formação ou alteração de cor dos dentes. “Os pais devem prestar atenção ao rótulo da pasta na hora da compra e, e se não encontrarem uma opção sem flúor, há a possibilidade de recorrer a farmácias de manipulação. Se a criança já não engole a pasta, pode ser a versão normal”, alerta Adriana.

• Não menos importante, mas todo mundo esquece, inclusive os adultos: escovar a língua! É só apoiar as cerdas da escova e puxar para fora.

• Depois, é preciso fazer bochecho com água para eliminar os resíduos de creme dental e de alimentos.

• A escovação deve ser feita sempre após cada refeição. Caso não seja possível, comer uma maçã, um pedaço de queijo, mascar um chiclete sem açúcar ou até mesmo fazer um bochecho com água são medidas que “limpam” o dente momentaneamente!

 

 

Texto Jaqueline Lopes
Consultoria Adriana Oshiro, dentista