Jardim vertical: as plantas não ocupam espaço e dão vivacidade ao local

Aposte no jardim vertical para harmonizar e decorar sem perder espaço. A opção já é tendência e traz modernidade e natureza em um só detalhe

Plantas do tipo tempero suspensas na parede de uma cozinha de cor neutra
Foto: André Nazareth

Se você mora em um apartamento pequeno ou possui uma varanda pouco espaçosa mas sempre quis cultivar plantas, escolha as suspensas! Elas, além de darem vida, aconchego e melhorar o ar do ambiente, se colocadas de maneira certa, não comprometem o espaço. Isso pode ser feito por meio do jardim vertical, uma tendência para aqueles que buscam aliar modernidade, natureza e bem-estar.

Jardim vertical

As arquitetas e designers de interiores da Inside Arquitetura e Design Sara Rollemberg, Fabíola de Souza e Cláudia Giancoli dão dicas para quem deseja criar um jardim em pouco espaço: ” Invista na verticalidade. A ideia de “quadros vivos” tem ganhado cada vez mais destaque na decoração por conta de sua praticidade. Vale optar por plantas de porte pequeno, que podem ser plantadas dentro de caixotes, blocos de concreto ou em vasos suspensos. Ou também plantas maiores, como as trepadeiras, trazendo a natureza para perto.”

Qualquer cômodo

O designer de interiores Stéfano Barino decorou um apartamento pequeno com plantas suspensas na cozinha de 8,79 m² (foto em destaque). O seu cliente, um jovem de 30 anos, buscava um espaço prático e descontraído para recepcionar seus amigos na cidade do Rio de Janeiro. O profissional optou por colocar temperos, com isso, além de ornamentar, as plantas ganham mais uma utilidade: a de fornecer condimentos para o preparo de pratos culinários.

Não tenho tempo para cuidar, o que fazer?

“As opções artificiais facilita e dispensa a manutenção e cuidado. As plantinhas ficam sempre lindas. Mas, muito cuidado com as escolhas. Há plantas que parecem ser realmente artificiais e podem comprometer o resultado do decor. Enquanto outras, se assemelham às naturais até em suas texturas”, sugere as profissionais da Inside.

Consultoria: Sara Rollemberg, Fabíola de Souza e Cláudia Giancoli, da Inside Arquitetura e Design, São Paulo – SP; Stéfano Barino, da Estúdio Barino, Rio de Janeiro – RJ

LEIA TAMBÉM

Conheça 6 plantas para afastar energia ruim e purificar ambientes

Como mobiliar um apartamento pequeno de apenas 50m²?

Decoração de apartamento pequeno pensada para cada cômodo