Projeto de 15m² garante um lindo jardim na varanda do apartamento!

Ter o seu próprio jardim na varanda de sua casa ou apartamento nunca foi tão fácil. Com os móveis certos, você pode deixar qualquer lugar mais verde!

jardim na varanda do apartamento
Foto: Enri Lopes/Divulgação

O desafio dos designers de interiores Tereza Bissoto, Rosangela Pimenta e Rafael Gomez, da IN.TETTO, era projetar um espaço de apenas 15m² para as horas de lazer de um casal na faixa dos 40 anos, com pegada rústica e muitas plantas. Confira o incrível jardim na varanda que os profissionais elaboraram:

jardim na varanda do apartamento

Foto: Enri Lopes/Divulgação

Verde em destaque

A escolha por uma paleta de cores neutras nos móveis e nos revestimentos foi feita para destacar o verde do entorno. Além do piso de porcelanato, que é o mesmo do restante do apartamento, foi utilizada a madeira de demolição nos móveis, na bancada e no painel, para dar um toque de sustentabilidade e beleza ao projeto.

Cuidados

Tanto o paisagismo quanto a marcenaria foram escolhidos levando em conta que o espaço recebe luz do sol direta e chuva. “Os móveis são específicos para exterior e isso é necessário para varandas, pois, nesse caso, ficam expostos ao tempo.  A cômoda recebeu uma proteção de vidro, mas a cadeira não passou por nenhum processo de tratamento para receber vasos”, contam os profissionais.

vasos de jardim

Foto: Enri Lopes/Divulgação

Jardim na varanda: espaço otimizado

Como o espaço disponível era reduzido, a solução encontrada pelos designers de interiores foi centralizar a maior parte das plantas em um único móvel: “Procure sempre concentrar os vasos em um só canto, usar vasos pendentes e apostar nos jardins verticais”.

Texto: Laís Rodrigues

LEIA TAMBÉM