Jardim de inverno: renove o cantinho da sua casa!

O jardim de inverno veio para ficar em qualquer estação. Confira dois projetos para se inspirar e fazer daquele cantinho desocupado um lindo local!

Por Yara Lombardi - 18/05/2017
Jardim de inverdo, escada, sofá vermelho

Fotos: Caad Fotografia/Maristela Vieira da Gama/Acervo

A principal característica do jardim de inverno é ser composto por plantas que necessitam de menos iluminação do que as espécies mais comuns utilizadas nas áreas externas. Por isso, trouxemos algumas dicas e projetos que te ajudarão na hora de montar e cuidar desse seu espacinho!
Projeto 1: Ricardo Lopez, São Paulo – SP

Facilidade na montagem!

Uma opção para os jardins de inverno são as plantas artificiais, como as que foram utilizadas no projeto do designer de interiores Ricardo Lopez. A manutenção simples foi uma das exigências do morador e tudo foi pensado de maneira a encaixar no espaço debaixo da escada. Por ser um escritório, a disponibilidade de uma ligação de água e iluminação, por exemplo, poderia ser complicada

Jardim de inverno falso?

As plantas artificiais também demandam cuidados. Remover a poeira e limpar as folhas é necessário para a durabilidade e aparência do jardim. A impermeabilização do chão é essencial quando há uma fonte que entra em $ contato com o piso.

Projeto 2: Maristela Vieira da Gama, Porto Alegre – RS

Terraço verde

O projeto da arquiteta e paisagista Maristela Vieira da Gama reuniu beleza e manutenção fácil. Foram utilizadas algumas espécies de Dracenas (Pau D’água, Compacta, Pleomele Verde e Variegada), que são muito resistentes aos ambientes internos e não exigem muitos cuidados. Para finalizar, as bromélias trouxeram destaque e cor ao jardim.

Jardim de inverno

Fotos: Caad Fotografia/Maristela Vieira da Gama/Acervo

Cuidados com a manutenção!

Cuidar do jardim de inverno exige certa paciência e dedicação. Maristela dá a dica: “A limpeza das folhas faz com que a planta fique mais sadia. Elas são responsáveis pela respiração da planta. O ideal é passar uma esponja macia com água nas folhas grandes e borrifar as menores com um jato d’água fino”.

Decoração

Cuidado também na hora de escolher os elementos decorativos do jardim de inverno. Eles podem acabar sufocando o ambiente, caso barrem a ventilação, e podem não combinar. As fontes e cascatas são muito bonitas e trazem um aconchego extra. Porém, exigem manutenção. A água parada pode virar vetor de doenças como a dengue.

Sem infiltração

A drenagem é um ponto que também merece destaque. “No caso do projeto, um ralo foi instalado sob os pedriscos e isso facilitou o escoamento da água. Acima do ralo, uma manta geotextil evita o entupimento e ajuda a conter a terra que cai”, destaca Maristela. Dessa forma, os problemas com infiltração são evitados.

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador

LEIA TAMBÉM