Jairo de Sender dá as melhores dicas para uma decoração bonita e que não pesa no bolso!

Confira as dicas do arquiteto Jairo de Sender para reaproveitar materiais e criar uma decoração bonita e sustentável para o seu lar

Por Juliana Borges - 27/11/2017
montagem com Jairo de Sender

Fotos: Divulgação e Shutterstock.com

Muitas pessoas têm a ideia de que decorar a casa é sinônimo de arcar com altos gastos. Mas diversos arquitetos e designers de interiores vêm mostrando que isso não é verdade. Com boas ideias, é possível deixar a sua casa com uma decoração bonita e sustentável!

Decoração bonita e sustentável

À frente do quadro Dando um Retoque, do programa Mais Você, em que é desafiado a reformar o cômodo de uma casa em 48 horas, o arquiteto Jairo de Sender tem procurado cada vez mais mostrar ao público como é possível decorar um espaço utilizando móveis e outros objetos antigos. “Acreditar que para decorar é preciso investir muito dinheiro é um pré-conceito. Usar materiais recicláveis e reaproveitar móveis antigos, que eram de um parente, por exemplo, é a ideia inicial para mudar um ambiente sem gastar muito. Arte nada mais é do que transformar as coisas que temos em algo melhor”, comenta o profissional.

Inspire-se

O arquiteto deu várias dicas maravilhosas para quem quer começar já a decorar! “Nas paredes, vale tudo: colar fotos em família, pendurar um prato que sobrou de um faqueiro antigo, emoldurar a fantasia que o seu filho vestia quando era pequeno ou a máscara de carnaval que você usou. Transforme e faça tudo isso virar objeto de arte!”, sugere Jairo. O profissional ainda garante que é fundamental utilizar coisas que realmente gostamos em nossa casa ao invés de seguir as tendências. Acompanhar modismos significa ter que transformar a casa a todo o momento e, consequentemente, gastar mais. O importante é apostar em uma decoração que tenha a personalidade dos moradores.

Outra ideia dada pelo arquiteto é aproveitar uma geladeira antiga, que não funciona mais, e transformá-la em um bar ou um armário. É possível colocar um adesivo ou pintá-la com tinta spray. “Tire tudo de dentro, deixe só a caixa e faça um revestimento interno com tecido, assim, ela pode servir como adega ou biblioteca. O micro-ondas, a mesma coisa. Uma escada velha, por exemplo, pode virar uma estante com tábuas de madeira. Mude a cara, dê o seu retoque. Existem diversas possibilidades de trabalhar com aquilo o que já temos”, explica Jairo.

Prioridades

Apesar de ser possível criar um espaço convidativo de forma barata, é importante lembrar que existem algumas coisas na casa que merecem uma atenção especial. Problemas estruturais e hidráulicos, por exemplo, devem ser resolvidos antes de começar a decorar. “Eu sempre digo que uma decoração começa de dentro para fora. Antes de pensar em revestimentos ou adornos para o lar, é preciso pensar no funcionamento”, indica o arquiteto.

LEIA TAMBÉM