Itens personalizados podem transformar sua cozinha em um lugar original

Por ser um ambiente de trabalho, às vezes, a cozinha se torna um lugar mais prático e frio. Mas isso não precisa ser uma regra!

Foto de uma cozinha com itens personalizados. Do lado esquerdo há uma mesa branca com cadeiras vermelhas, ao fundo, um armário com portas de vidro com pratos de porcelana e outros itens decorativos, do lado direito a bancada da pia, com cook top, pia e lava-louças
Por Ana Letícia Carvalho - 09/10/2018

Foto: Erico Romero

Os arquitetos Priscila Breda Fidalgo Tressino e Bernardo Dante Tressino, da PB Arquitetura, tinham a tarefa de transformar uma cozinha de 17m² em um lugar espaçoso e funcional, mas que tivesse a cara dos donos, uma casal de 65 anos. Inspire-se nesse projeto e torne, também, sua cozinha pequena em um ambiente mais original, apostando em itens personalizados.

Revestindo

Foto da cozinha, na qual aparece a mesa branca encostada em uma parede toda revestida de azulejos brancos com textura imitando capitonê. as cadeiras ao redor da mesa são vermelhas. Há uma TV presa à parede acima da mesa. Ao fundo há o armário com portas de vidro e os itens decorativos dentro

Foto: Erico Romero

Branco foi o tom escolhido para ser predominante no espaço, enquanto os detalhes ficaram incumbidos de dar cor ao cômodo. O revestimento utilizado na parede da mesa possui uma textura que imita a técnica capitonê, o que traz sofisticação e uma sensação de aconchego ao local. As pastilhas coloridas na parede da pia quebram a seriedade e dão um ar descontraído para a cozinha.

Espaço otimizado

Imagem do canto da cozinha, na qual se vê a bancada da cozinha, que é branca, com um cooktop em cima. Mais ao fundo, também na bancada, há embutido, fogão, microondas e lava-louças

Foto: Erico Romero

Para aumentar o lugar, os arquitetos incorporaram uma despensa ao espaço, ganhando alguns metros quadrados.  Entretanto, se não houver essa possibilidade no ambiente, a orientação que os profissionais dão é para “trabalhar com o mínimo de móveis possível e usar cores que não sejam pesadas, para não dar a sensação de que o cômodo é apertado”.

Itens personalizados 

Uma dica para transformar o ambiente em um lugar especial e acolhedor é utilizar objetos de decoração que tenham a ver com a sua personalidade. Neste projeto, a instalação de uma armário de vidro para armazenar itens decorativos foi um diferencial que deu à cozinha um charme único.

Projeto: PB Arquitetura, São Caetano do Sul – SP

LEIA TAMBÉM