iPad: altere e configure opções no aplicativo iBooks

Leia seus livros favoritos aonde estiver usando o iPad! Confira algumas opções de configurações e aproveite o aplicativo iBooks em seu tablet.

mao digitando tablet ipad ibooks
Foto: Shutterstock.com

Com o iBooks é possível comprar e ler livros de forma simples, diretamente do seu iPad. As opções são diversas: livros didáticos, infantis, não ficção e ficção, biografias e muito mais. E o melhor: há milhares de exemplares disponíveis gratuitamente.

Se você não tem o iBooks em seu tablet, baixe o aplicativo de graça na App Store e selecione “Loja” no canto superior esquerdo para começar a baixar os livros. Há mais de 700.000 títulos para escolher e você pode conferir uma prévia do livro ao tocar em “Amostra”.

Confira, abaixo, algumas dicas para alterar e configurar o iBooks em seu iPad e leia seus livros aonde estiver:

mao digitando tablet ipad ibooks

Foto: Shutterstock.com

Evite a sincronização

É possível adicionar um e-book ou um .PDF ao iBooks sem precisar sincronizar. Envie o arquivo por e-mail para você mesmo a partir de um computador. Abra o e-mail no iPad, pressione, segure o anexo e escolha “Abrir”. Depois, dê um toque no livro ou PDF e selecione “Abrir no iBooks” a partir do menu suspenso. Ao fechar o arquivo ou clicar em Biblioteca no canto superior esquerdo, ele aparecerá na sua prateleira como se fosse comprado.

Opções de acessibilidade

Para aproveitar ao máximo os e-books no iPad, há várias opções em “Ajustes > Geral > Acessibilidade”. É possível inverter a tela do dispositivo e até mesmo mudar a cor e exibir o texto branco sobre fundo preto, para ler em condições de iluminação baixa ou ruins. Experimente também o recurso VoiceOver, que lê o texto em cada página, transformando livros comuns em livros de áudio.

Sincronize

Use o iTunes para sincronizar seus e-books e PDFs entre seu iPad e o computador (mas lembre-se: livros multitouch funcionam apenas nos dispositivos). Ao comprar um livro da iTunes Store, você poderá sincronizá-los, além de adicionar arquivos em .PDF e .ePub já baixados de outro lugar. Para sincronizar um desses arquivos para seu aparelho, abra o iTunes no computador, clique em “Arquivo > Adicionar à Biblioteca” e selecione o livro. Em seguida, conecte o dispositivo ao computador e inicie a sincronização; no entanto, não se esqueça de ativar a opção “Sincronizar Livros” na guia “Livros”. Logo seu item aparecerá na prateleira.

LEIA TAMBÉM

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora