Iogurte todo dia: a bebida fortalece os ossos, aumenta as defesas e fornece nutrientes

Além de ser extremamente benéfica para o organismo, a bebida pode ser preparada de diversas formas. Confira todos os benefícios do iogurte!

Por Lara Pires - 19/05/2017
copo de iogurte com morango, calda e cereais

Foto: Shutterstock.com

Uma das maiores inimigas da nossa beleza é aquela sensação chata de inchaço, não é verdade? Isso sem contar as escapadinhas da dieta, especialmente aos fins de semana! Além de ótimo aliado na perda de peso, o iogurte ajuda a eliminar toxinas do nosso organismo e a regular o intestino, acabando com o inchaço.

Benefícios

Repleto de cálcio, fósforo e muitas vitaminas, o iogurte não deve faltar no cardápio diário. “Recomendo 3 ou 4 copos diários de produtos derivados do leite para crianças, adolescentes, grávidas, lactantes e mulheres na menopausa. Os demais adultos podem tomam 2 ou 3 copos por dia”, indica a nutricionista Juliana Castelli.

Assim como o leite, o iogurte fortalece os ossos e melhora a digestão mas apresenta outras vantagens. “Para virar iogurte, é preciso que o leite contenha culturas vivas, compostas de micro-organismos exclusivos, que são responsáveis pelos diversos benefícios à saúde”, explica a nutricionista. Esses micro-organismos são bactérias do bem, que atuam no sistema imunológico e defendem o corpo contra os agentes infecciosos.

Iogurte, pra quê te quero?

Incluir o alimento em uma dieta equilibrada com certeza fará um bem enorme ao esqueleto, mas o iogurte é muito mais do que uma fonte de cálcio. “É rico em vitaminas e minerais. A vitamina A melhora a saúde da pele, dos olhos, das unhas e dos cabelos. Já as do complexo B proporcionam energia e oxigenam as células”, afirma a especialista. Por ser de origem animal, oferece boas proteínas, nutrientes essenciais para a formação e manutenção de músculos, pele, cabelos e unhas. Se consumido com frutas, mel e cereais integrais, o iogurte tem seus efeitos benéficos são potencializados. Você ainda adquire as fibras dos cereais, que podem combater prisão de ventre.

Texto: Redação Alto Astral | Colaboradora: Juliana Castelli, nutricionista

LEIA MAIS