Entenda a revolução causada pela invenção do motor a vapor

O britânico Thomas Newcomen se tornou o responsável por uma verdadeira revolução com a invenção do motor a vapor, que trouxe mudanças profundas na sociedade

modelo motor vapor
Por Thiago Koguchi - 20/11/2016

Foto: Internet Archive Book Images via VisualHunt.com

Em 1712, o britânico Thomas Newcomen se tornou o responsável por uma verdadeira revolução – sem exageros. O motor a vapor criado por ele trouxe mudanças profundas na sociedade desde então, tanto positivas quanto negativas.

modelo motor vapor

Foto: Internet Archive Book Images via VisualHunt.com

Pequenos ajustes

Newcomen havia ouvido falar de uma máquina que utilizava a condensação da água para seu funcionamento. Para conhecer a novidade, ele conseguiu um emprego como serralheiro de Thomas Savery, importante engenheiro militar da época e que havia criado a tal máquina. Newcomen pediu autorização para aperfeiçoar a invenção, que tinha algumas limitações de uso. Acabou promovendo uma revolução nos meios de produção.

O motor a vapor criado por Newcomen, que permitiu a retirada do excesso de água das minas de carvão e de ferro na Inglaterra, serviu como base para outras máquinas utilizadas na indústria na época, principalmente a têxtil. Com elas, a produção artesanal e em pequena escala deu lugar à fabricação em grande quantidade. Assim, a invenção de Newcomen deu origem à chamada Revolução Industrial, e a máquina começou a substituir o trabalho braçal humano.

Por outro lado, podemos dizer que o motor também gerou a demissão em massa – já que dezenas de pessoas foram substituídas por apenas uma máquina que possuía o mesmo rendimento – e a poluição industrial.

LEIA TAMBÉM

TEXTO Thiago Koguchi