3 hábitos regulam o intestino e diminuem o volume da barriga

Veja como ajudar o intestino a funcionar melhor e diminua o volume da barriga com hábitos que podem ser inseridos no dia a dia

Regule o intestno e acabe com a barriga inchada
Por Larissa Faria - 25/07/2016

Foto: Shutterstock Images

Não existe um alimento mágico para acabar com o problema da prisão de ventre, é preciso adotar hábitos que vão auxiliar no seu correto funcionamento. Para regular o intestino combine três importantes ações: ingerir fibras suficientes na alimentação, beber bastante água para hidratar e lubrificar o organismo e praticar atividade física regularmente para estimular os movimentos peristálticos, que fazem com que as fezes sejam eliminadas. Se falhar em alguma dessas atitudes, o intestino fica preguiçoso e a barriga estufada.

1. Alimente-se bem

Você pode dar uma boa ajuda ao intestino compondo as refeições com alimentos que estimulem o seu funcionamento, como cereais integrais, frutas e verduras. Corte da lista aqueles que atrapalham a digestão, como os ricos em gordura animal e açúcar refinado, bolos, biscoitos, pães, arroz e massas.

Regule o intestno e acabe com a barriga inchada

Foto: Shutterstock Images

Especialistas recomendam o consumo de 20g a 40g de fibras para que a digestão funcione a todo vapor. Para dar conta dessa cota diária, não faltam nos supermercados produtos industrializados acrescidos de fibras sintéticas, como sucos, iogurtes e biscoitos. Há ainda a opção da fibra em pó vendida em sachês, que pode ser acrescentada até em um copo de água. Procure a orientação de um profissional, pois, se exagerar na dose pode prejudicar a absorção de vitaminas e minerais.

 

SAIBA MAIS

Óleos antibarriga: escolha o seu!

13 alimentos ricos em fibras para investir!

5 hábitos que estão atrapalhando a sua dieta!

 

2. Beba água

Por ajudar a formação do bolo fecal, o líquido é muito importante no funcionamento do intestino. Os especialistas recomendam ingerir aproximadamente 2 litros de água por dia, incluindo a bebida pura entre as refeições, depois de acordar e antes de dormir. Se o consumo for insuficiente, as fezes ficam endurecidas e difíceis de serem expelidas.

3. Pratique exercícios

Fundamentais para a manutenção do peso e da massa muscular, a prática de atividades físicas também ajudam a soltar o intestino. Elas fortalecem os músculos abdominais e contribuem para o peristaltismo intestinal, que é o movimento responsável por eliminar as fezes do organismo. Escolha alguma atividade que lhe dê prazer, o importante é se movimentar.

 

Texto: Fer Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Ana Paula Murbach, nutricionista de Curitiba