União do bem: sala e varanda juntas garantem funcionalidade

Integrar sala e varanda é uma opção que proporciona mais iluminação e jovialidade para a mesa de jantar e para o local de descanso

Por Diana Diniz - 07/03/2018
Sala e varanda integrados: na sala um sofá branco com a parede cheia de artigos decorativos e em frente um painel com tv, já na varanda, tem uma mesa de jantar branca com cadeiras azuis.

Foto: Roberto Morita

A integração de cômodos tem sido cada vez mais vista como uma opção, principalmente em ambientes com espaços reduzidos.
Unir sala e varanda pode parecer um desafio, mas no projeto da arquiteta Raquel Martins de Souza do escritório Condecorar Arquitetura e Interiores, a junção funcionou muito bem, pois trouxe mais luz e espaço ao local.

Escolhas especiais

O piso de porcelanato que imita cimento queimado é atemporal e de fácil manutenção. “O tijolinho, que mescla aconchego
e rusticidade, trouxe bastante personalidade ao ambiente”, explica a profissional.

A dica da arquiteta para solucionar pequenos espaços é escolher os móveis a dedo. Pensar na mobília antes de comprá-la é essencial!

Sala e varanda juntas

Apesar da metragem reduzida de 15m², o principal objetivo da integração foi criar espaço para uma mesa de jantar maior. Dessa forma, o lugar fica mais confortável para receber familiares e nada se perde do ambiente destinado à sala.

Cores que expandem!

A paleta de cores da sala e varanda foi pensada para deixar o casal de moradores satisfeitos. “Os clientes gostam de um
estilo contemporâneo, clean e com alguns toques industriais”, conta Raquel. Aos objetos fixos e de maior proporção, foram destinadas cores neutras e suaves, para que a liberdade em ousar em outros itens como almofadas, quadros e cadeiras, fosse maior.

Plantas simples

Para uma varanda estar completa, as plantas têm papel importante e nada precisa ser muito sofisticado. As do projeto são de fácil manutenção, além de não perderem muitas folhas e se adaptarem facilmente a qualquer temperatura. Cacto, samambaia e bambu foram as escolhidas para o ambiente.

Texto: Redação Alto Astral | Projeto: Condecorar Arquitetura e Interiores, São Paulo – SP 

LEIA TAMBÉM