Ingredientes deliciosos para incrementar a sua sopa!

7 dicas para incrementar suas receitas de sopas!

Creme de batata com calabresa e mussarela
Fotógrafo: Gisele Tesser/Colaborador Produtor: Gisele Tesser/Ângela Cardoso/Fernando Santos

O friozinho chegou, né? Que tal preparar uma receita quentinha e saborosa? Sopas são práticas, fáceis de fazer e muito nutritivas. Servem até como uma refeição completa se tiverem carne, macarrão, legumes e verduras. O melhor é que você pode reaproveitar as sobras do almoço para fazer um caldinho incrível na janta. Confira nossas dicas e incremente sua sopa. É vapt-vupt!

SAIBA MAIS

Motivos para tomar sopa
Dieta das sopas
Caldinho de feijão

1. Legumes e grãos

Varie suas receitas com batata, mandioca, mandioquinha, cenoura, beterraba, chuchu, abobrinha, abóbora, inhame, pimentão, brócolis, couve-flor, vagem, ervilha, tomate, grão-de-bico, arroz, feijão-carioca, feijão-branco, feijão-preto e muitos outros. Eles devem ser acrescentados na panela depois de refogar os temperos e cozidos na panela de pressão. Além de sabor, eles vão dar mais cremosidade ao seu prato.

Sopa de legumes no prato com colher

Fotógrafo: Marcelo Breyne/Colaborador Produtor: Denise Costa/Cecília Salomão

2. Massas

Elas dão saciedade e quase todos os tipos combinam com a receita: cabelinho de anjo, espaguete, conchinha, capeletti, argolinha e o de letrinhas para entreter a criançada. Normalmente são acrescentados após o cozimento da sopa. Deixe sua receita ferver até amaciar o macarrão!

Sopa de macarrão cabelo de anjo no prato

Fotógrafo: Rodrigo Moreira – JOBZ Fotografia/Colaborador Produtor: Livia Badan – JOBZ Fotografia

3. Verduras e hortaliças

Acelga, couve, espinafre, repolho, alho-poró e salsão são ótimas opções para deixar a sopa ainda mais saudável! Como são mais sensíveis, são acrescentados ao final da fervura.

Sopa de couve com macarrão e croutons com concha no prato

Fotógrafo: Rodrigo Moreira – JOBZ Fotografia/Colaborador

4. Carnes

De boi, de porco ou de frango, elas vão fazer diferença no sabor! A carne de porco é mais comum ser usada na forma de linguiças e bacon. Normalmente são acrescentadas logo no começo da preparação, após refogar os temperos. Músculo bovino e a carcaça do frango são excelentes para deixar sua sopa com gostinho de quero mais!

sopa de mandioca com costela na sopeira

Fotógrafo: Stela Handa/Colaboradora Produtor: Stela Handa/Maria Olinda Cabral

5. Temperos

Para temperar, prefira sempre ingredientes naturais, como caldo de galinha, legumes e de carne caseiros, além de ervas e condimentos. Cebola, alho, sal, salsinha, cebolinha, manjericão, pimenta-do-reino, gengibre, alecrim e azeite são os mais comuns, mas você pode utilizar outros de sua preferência. Use a imaginação!

Temperos caseiros, tábua, tigelas, sal, pasta de alho, tempero, molho de pimenta

Fotógrafo: Kelly Guerra Produtor: Ângela Cardoso/Fernando Santos

6. Bata tudo

Para deixar as sopas ainda mais cremosas, bata os legumes depois de cozidos no liquidificador! Mas espere amornar para não correr o risco de se queimar ou danificar o aparelho.

Creme de frango com mandioquinha na caneca

Fotógrafo: Stela Handa/Colaboradora Produtor: Stela Handa/Maria Olinda Cabral

7. Atenção!

Tome cuidado com carnes. É sempre melhor desfiar ou cortar em pedaços bem pequenos, retirando os ossos, gorduras e cartilagens.