Saiba qual é a importância da vacinação para as crianças

As doses precisam ser administradas para garantir saúde e maior qualidade de vida aos pequenos. Descubra como elas são distribuídas!

Saiba qual é a importância da vacinação na vida das crianças e dos adultos!
É importante seguir corretamente o tratamento para que a imunização seja completa – Foto: Reprodução/Shutterstock

Há pouco tempo foi noticiado no Brasil o reaparecimento de algumas doenças que eram consideradas erradicadas, dentre elas o sarampo, a febre amarela e a rubéola. E o que essas doenças têm em comum? Todas são causadas por vírus e podem ser contraídas facilmente caso o organismo não esteja protegido corretamente. Por isso existe a necessidade de ressaltar a importância das vacinas e de realizar a prevenção por completo.

Quer saber como? Saiba mais sobre a importância da vacinação para as crianças e também para os adultos!

Entenda melhor a importância da vacinação:

Como funcionam as vacinas?

A vacina é uma forma preventiva de evitar doenças infecciosas, ou seja, precisa ser administrada antes do aparecimento do problema. Ela é composta por vírus inativos, fragmentos de vírus e também de bactérias que, ao entrarem em contato com a corrente sanguínea, estimulam uma reação protetora do sistema imunológico. Com isso, o organismo produz anticorpos que protegem o corpo das doenças provocadas por esses agentes externos.

importância da vacinação

Foto: Reprodução/Pixabay

Gratuita nos postos de saúde

Importantes para qualquer idade, a maioria das vacinas são disponibilizadas pelo SUS e devem ser requisitadas pela população. Para os recém-nascidos, existe o calendário de vacinação infantil que é capaz de orientar quando e quais doses tomar. Algumas variedades recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por sua vez, não constam como obrigatórias e não são disponibilizadas pelo governo. É necessário conversar com o pediatra da criança para verificar o local onde as doses podem ser aplicadas.

Proteja-os!

Segundo dados do Ministério da Saúde, 3 em cada 100 crianças podem morrer de sarampo, 2 de coqueluche e 1 de tétano caso não haja a imunização. A poliomelite (paralisia infantil) e a meningite também são problemas que podem afetar grande parte dos pequenos e causar danos irreversíveis à saúde das crianças.

A seguir, confira o calendário obrigatório de vacinação e lembre-se: não negligencie as doses complementares!

A vacinação é importante para todas as idades, por isso confira quais são as vacinas essenciais para os adultos:

Texto: Redação Alto Astral | Fontes: Associação Brasileira de Imunizações (SBIm); Ministério da Saúde

LEIA TAMBÉM: