Conheça ilusões de ótica criadas por mestres da pintura

Vários artistas aproveitam as técnicas de pintura para criar obras marcantes. Conheça algumas dessas e por que elas criam ilusão de ótica

Salvador Dali casal musico ilusao otica
Imagem: Salvador Dalí / Reprodução

No universo da arte, muitos já se aventuraram para nos deixar maravilhados e criar ilusões de ótica. Mas outros grandes nomes também usam seu talento para surpreender nossa visão. Desde o século 18, começaram os registros de vários artistas usando técnicas para nos iludir. Vamos conhecer alguns deles?

Realismo de metamorfose

Isso é o que podemos chamar o trabalho do russo e também surrealista Vladimir Kush (1965 – ). Seus desenhos e pinturas formam cenas impossíveis, usando truques de imagens e/ou elementos que se formam em outros. Aqui, em Departure of The Winged Ship, um navio navega pelo oceano. Contudo, na verdade, as velas da embarcação são formadas por asas de borboletas coloridas.

Vladimir Kush Departure winged ship ilusao otica

Além do surreal

À primeira vista, dois jovens apaixonados se veem enquanto um homem de bigode toca uma serenata. Ou, talvez, um senhor e uma senhora estão sorrindo um para o outro? Quem sabe, há um cálice dourado, bem no meio da figura? O que você vê depende da sua mente. Tudo isso é uma única criação do pintor surrealista Salvador Dalí (1904 – 1989). O espanhol também foi conhecido por usar ilusões de ótica em suas obras, como esta, Casal ou Músico (1930). Aqui, seu cérebro interpreta de diversas maneiras uma mesma imagem, causado esse efeito divertido.

Salvador Dali casal musico ilusao otica

Imagem: Salvador Dalí / Reprodução

Entre o real e o imaginário

O canadense Robert Gonsalves (1959 – ) tem um talento natural em criar ilusões de ótica em formas de pintura. Suas obras parecem mudar a cada vez olhamos, já que não há um limite definido entre as histórias que contam. Interagindo entre o mundo real e o imaginário, nos fazem refletir sobre o que vemos enquanto tentamos solucionar o mistério por trás delas. Aqui, por exemplo, os meninos andam de bicicleta em um gramado ou sobrevoam as árvores? Ao lado: é uma casa comum ou a construção está sobre uma árvore?

robert gonsalves ilusao otica

Imagens: Robert Gonsalves / Reprodução

LEIA TAMBÉM:

TEXTO e EDIÇÃO: Ricardo Piccinato