Ilusão de ótica: formas malucas que usam a geometria

Existem formas da geometria que podem causar ilusão de ótica! Veja alguns exemplos e descubra por que isso acontece em sua mente!

geometria-circulo-forma impossivel ilusao otica
Imagens: Shutterstock Images

Às vezes, ao olhar para certas imagens geométricas, elas nos causam confusão e iludem nossos olhos (e, consequentemente, nossa mente). A disposição, as curvas, os ângulos… Qual será o segredo para criar esses truques de ilusão de ótica? Saiba por que as respostas vão além da geometria!

geometria escada Heinrich Schroder ilusao otica

Imagem: Wikimedia Commons

Sobe ou desce?

As duas coisas! Você pode dizer que a escada sobe da direita para a esquerda ou que desce da esquerda para a direita, porém de ponta cabeça.

Essa ilusão de ótica leva o nome do cientista alemão Heinrich G. F. Schröder, e foi publicada em 1858. É um caso clássico de perspectiva reversa na psicologia da percepção. As escadas de Schroeder podem ser classificadas de três maneiras: “figura ambígua” (a possibilidade de ser percebida como dois objetos distintos), “figura reversível” (fenômeno em que, após olhar algum tempo, a percepção da orientação se torna involuntariamente reversa) ou “figura biestável” (que enfatiza que existem duas percepções estáveis de um mesmo desenho). Ou seja, é uma ilusão três em um!

geometria-triangulo penrose ilusao otica

Imagem: Shutterstock Images

Triângulo impossível

À primeira vista, parece que este triângulo é um objeto 3D normal, não? Seriam três barras entrelaçadas que se encontram nos ângulos retos dos vértices dos triângulos que formam. Mas tal combinação de propriedades não pode ser realizada na realidade. O chamado triângulo de Penrose, descrito pelo psicólogo Lionel Penrose e seu filho matemático Roger Penrose, ficou famoso na década de 1950. Eles o descreveram como “a impossibilidade na sua forma mais pura”.

Neste link, há uma animação para notar melhor essa impossibilidade. O triângulo de Penrose está presente em várias obras do artista M. C. Escher. Confira também outras figuras de geometria impossíveis abaixo.

geometria-circulo-forma impossivel ilusao otica

Imagens: Shutterstock Images

Linhas tortas?

geometria linhas tortas Richard Gregory

Imagem: Shutterstock Images

Melhor observar novamente. Ou melhor, pegar uma régua e verificar: as linhas horizontais dessa imagem são todas retas! Por que você nota essa distorção de geometria? Perceba que os quadrados e retângulos estão dispostos de uma forma não uniforme. Dessa forma seu cérebro “enxerga” que essa organização está toda torta. Essa ilusão de ótica-geométrica foi descrita primeiramente em 1898, sendo redescoberta pelo cientista Richard Gregory em 1973. É também conhecida como Café Wall Illusion.

LEIA TAMBÉM!

TEXTO e EDIÇÃO: Ricardo Piccinato