Ideias criativas para usar a cortiça na decoração da sua casa

Resistente, econômica e com diversas funcionalidades para o dia a dia

decoração com cortiça
Foto: Pinterest

A decoração com cortiça é produzida por meio de um material de origem vegetal, leve e com incríveis capacidades, como isolamento e impermeabilidade. Como é resistente e econômica, a matéria-prima das rolhas de vinhos vem conquistando cada vez mais espaço dentro de casa, mostrando ser bastante versátil.

Por ser um recurso renovável, contribui com a do meio ambiente e é usada para criar novas peças ou reaproveitar objetos que estavam já gastos. Ficou interessada no estilo? Separamos ideias para você investir nessa aplicação em todos os cômodos e dar cara nova para o seu canto.

Sugestões criativas de decoração com cortiça

Quadros

Fixos na parede ou não, eles auxiliam na organização pessoal agrupando recados, correspondências e post-its, por exemplo. Pode ser facilmente adaptado a diferentes locais da casa, ganhando destaque pelo seu estilo despojado.

quadros

Foto: Pinterest

Funcionam também como painel de fotos e de lembranças, como ingressos e outros objetos que você queira deixar visível no ambiente. A ideia é trazer aquele toque pessoal para qualquer cômodo, sem perder o estilo que o seu lar pede.

Parede de cortiça

É uma ideia criativa, funcional e personalizável. Ideal para quem necessita de mais espaço para organizar a casa. Pode pegar uma parede inteira ou apenas um pedaço dela, o importante é saber ajustar a decoração com o resto do ambiente.

decoração com cortiça

Foto: Pinterest

Utilizada como quadro de avisos e painel de fotos, a cortiça oferece também bom isolamento acústico, térmico e resistência ao fogo. Ou seja, é perfeita para integrar diferentes cômodos sem preocupação com o seu material.

Teto e chão

Quer uma decoração com cortiça mais ousada e cheia de estilo? Então você se surpreenderá ao saber que é possível aplicar o material no chão e no teto. Ademais, invista no estilo que substitui pisos de cerâmica ou madeira, além do revestimento de gesso comum.

teto e chão

Foto: Pinterest

O material permitirá que o ambiente torne-se mais elegante e aconchegante, já que tem forte ação como isolante térmico e de ruídos. Já pensou que delicia é ficar em um ambiente que afasta o frio do Inverno ou torna o espaço silencioso o suficiente para descansar sem interrupção.

Móveis

Armário, bancos, mesa, porta copos, cabeceira da cama, baú, porta-objetos, relógio e mais uma infinidade de utensílios que podem ganhar ainda mais vida com o material. São diversas as opções que ficarão perfeitas em todos os cômodos da casa.

decoração com cortiça

Foto: Pinterest

E o melhor de tudo é que você pode criar estilos bem diferentes, com formatos únicos e adaptáveis. O importante é ornar o resto do ambiente com aquela peça única e de grande estilo.

Rolhas de garrafa

Essas são um verdadeiro clássico da decoração. Há muito se usa as rolhas como adornos para os diferentes cômodos da casa, principalmente sala de estar, escritório e cozinha. Muito além do simples embelezamento, por vezes, o objeto tem como significado as vitórias do dia a dia ou comemorações.

rolhas

Foto: Pinterest

É uma opção bem barata e que não requer nenhum truque para sua aplicação. Pode compor vasos e quadros com espaço para serem depositadas ao longo do tempo. Um ponto positivo dessa ideia é que ela também colabora para a reciclagem e preservação do meio ambiente.

Usando a decoração com cortiça pela casa

  • Sala de estar: invista em objetos diferentes e modernos feitos com as rolhas dos vinhos. Com criatividade, elas podem transforma-se em peças decorativas incríveis, como vasos, luminárias, bases de abajur, entre outros.
  • Cozinha: a cortiça é ótima para ser usada em objetos, graças ao seu efeito impermeável a líquidos e gases. Pode ser integrada no ambiente como porta copos, sousplast, suporte para panelas, e até mesmo, dar vida a uma parede decorada com rolhas.
decoração com cortiça

Foto: Pinterest

  • Banheiro: por serem impermeáveis, são um ótimo material de tapetes para usar fora do box. Também é possível criar peças inusitadas, como espelhos e suportes para objetos na pia. Fica lindo!
  • Quartos: aposte nas ideias de decoração com o material pegando a parede inteira, quadros ou, até, aquele vaso com rolhas de vinho.

Leia também: