Os exercícios físicos mais recomendados para cada fase da vida

Cada idade necessita de uma atenção diferenciada, porém, em comum elas precisam de um corpo saudável. Então, confira os exercícios indicados para cada fase!

idosa
Foto: Shutterstock.com

Todo mundo sabe: a idade vai chegar e, por isso, todos precisam se preparar para viver essa fase com a saúde em dia. Afinal, ninguém quer ficar acamado ou com várias doenças não é mesmo? Portanto, os exercícios físicos são superindicados quando o assunto é prevenção. A ausência de atividade física é sentida com o passar dos anos, quando a fragilidade óssea, associada a osteoporose, aumenta o risco de quedas e fraturas. Então, prática de atividades regulares favorece o retardamento do envelhecimento precoce corporal. Para se prevenir e chegar na melhor idade com o corpo saudável, veja essas dicas valiosas que o educador físico Wagno Freitas sugeriu para cada idade.

 

idosa

A prática de atividades regulares favorece o retardamento do envelhecimento precoce corporal. Foto: Shutterstock.com

20 anos

O corpo responde bem a qualquer tipo de exercício. Escolha o que mais lhe agrade e pratique intensamente, assim, o organismo cria uma memória fisiológica que ajudará no futuro.

30 anos

Nessa fase da vida, o corpo começa a perder massa muscular e óssea. O indicado é fazer exercícios aeróbicos em geral. É importante se dedicar ao trabalho de força para fortalecer os músculos e acelerar o metabolismo.

 

mulher fazendo pilates

Os exercícios aeróbicos são indicados para fortalecer os músculos Foto: Shutterstock.com

40 anos

Com o declínio do metabolismo, é importante equilibrar corpo e mente. O pilates é o exercício mais indicado, pois ele promove ganho de massa óssea, melhora a postura e a coordenação motora.

50 anos

A musculação é o exercício mais indicado para essa fase da vida. Ela ajuda no ganho de força muscular e evita a perda de massa óssea.

Texto Redação Alto Astral 

Consultoria Wagno Freitas, educador físico

Leia também: