Descubra os benefícios de incluir a hortelã nas saladas

Na hora de preparar os chás, a hortelã é uma das ervas mais lembradas. Adicione a erva às saladas e aproveite os seus benefícios de outras maneiras!

folhas de hortelã
FOTO: Istock

Na hora de preparar suas receitas, a hortelã é uma das ervas mais lembradas. De sabor e cheiro marcantes, ela protege o corpo de possíveis doenças. “Essa erva é recomendada como expectorante, antimicrobiana, antifúngica, antiviral, antialérgica, antioxidante, no tratamento de dores e inflamações dentárias, dores reumáticas, nevralgias e nos casos de amebíase e giardíase”, explica a nutricionista Aurea Regina Marins Astulla. A seguir, confira outros motivos para inclui-la nas saladas, já!

Sistema digestivo em ordem

A hortelã equilibra a produção dos ácidos estomacais e das enzimas digestivas, que são fundamentais para a digestão dos nutrientes. A erva ainda atua na cicatrização da mucosa gástrica e intestinal, ajudando também em casos de enjoos.

Menos inchaço

Um dos principais motivos pelo inchaço é o excesso de gases presentes no organismo. A hortelã pode ser uma excelente aliada nesses casos. O chá de hortelã-pimenta, em especial, possui propriedades que diminuem os movimentos peristálticos do intestino, evitando a expulsão dos gases.

 

A hortelã traz inúmeros benefícios à saúde e pode compor sua salada.

A hortelã traz inúmeros benefícios à saúde e pode compor sua salada. Foto: iStock.com/Getty Images

Expectorante natural

O mentol, uma substância presente na hortelã, é o responsável pela ação expectorante e, por isso, ajuda no alívio de tosses e congestão nasal. Para garantir esse efeito, a pessoa pode utilizar óleo de hortelã (passando pelo corpo) ou ingerir a erva.

Pele saudável

O alimento é fonte de propriedades anti-inflamatórias e pode ser aplicado nas áreas que coçam. Além disso, a hortelã possui compostos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, protegendo a pele do envelhecimento precoce e do risco de câncer.

Nutrientes de sobra

A folha é fonte de vitamina A, nutriente que é essencial para a saúde dos olhos, da pele e dos cabelos, além de prevenir infecções e ter ação expectorante. A hortelã também possui vitaminas do complexo B, responsáveis por garantir a saúde do sistema nervoso; e vitamina C, que melhora a imunidade, combate o envelhecimento da pele e diminui as chances de desenvolver câncer. Pensa que os benefícios acabaram por aí? Pelo contrário! A erva é fonte de fósforo, importante para a saúde dos ossos; do ferro, que ajuda a prevenir a anemia; e de potássio, que é essencial para a contração e o relaxamento muscular e promove o aumento na elasticidade da parede das artérias, preservando a saúde do coração.

 

Texto: Juliana Mesquita | Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

 

LEIA TAMBÉM: