Horta caseira: tudo o que você precisa para ter a sua

Cultivar uma horta caseira é uma boa opção para quem deseja produzir alimentos frescos e se livrar dos agrotóxicos. Saiba o que você precisa para ter a sua!

Jardim, plantas, mangueira
FOTO: Shutterstock.com

Hoje em dia as pessoas se preocupam mais em consumir alimentos saudáveis e frescos e não medem esforços para adquirir esse tipo de produto, pagando um preço alto por isso. Mas o que muita gente não sabe é que dá para ter esses produtos sempre em casa, sem precisar comprá-los toda semana!

Cultivar uma horta em casa é uma boa opção para quem deseja produzir alimentos frescos e se livrar dos agrotóxicos. Mais do que economia no orçamento, a atividade pode ser terapêutica e um momento de integração familiar, como exemplifica o técnico agrícola Adejar Marinho: “As crianças podem auxiliar e, assim, adquirir desde novas o hábito saudável de comer hortaliças. É uma questão de qualidade de vida aliada à satisfação de ver uma sementinha germinar até chegar ao ponto de ser consumida por toda família”.

Jardim, plantas, mangueira

FOTO: Shutterstock.com

Pouco espaço não é desculpa

Não importa se o quintal é pequeno ou se você mora em apartamento, as hortaliças podem ser cultivadas em varandas, quintal ou corredor, desde que bata sol no local por pelo menos 5 horas, que é o mínimo que elas precisam. Outra dica é que o lugar precisa ter também proteção contra ventos fortes e frios. Os recipientes para o cultivo podem ser desde o jardim, garrafa pet, balde ou vasos. Sempre lembrando que eles devem ter furos embaixo e uma profundidade maior que 10 centímetros para que as raízes das plantas cresçam sem dificuldade.

 

Materiais necessários

Para começar a hortinha, é preciso alguns instrumentos de jardinagem como pás, rastelos, vasos diversos e floreiras. Alguns pedaços de madeiras também serão utilizados para a construção de cercas para sustentar plantas verticais como tomates, ervilhas e vagens.

 

SAIBA MAIS

Berinjela: aprenda como plantar em casa!

Plantas: veja qual a melhor opção para você cultivar

Confira os benefícios dos alimentos orgânicos

Conheça 9 motivos para investir nos alimentos orgânicos

 

Preparando a terra

A terra que vai utilizar precisa ser preparada, pois isso é extremamente importante para que a planta cresça saudável. Você pode utilizar terra de barranco ou terra pronta vendida em mercados, floriculturas e lojas especializadas em jardinagem. A mistura é feita com calcário, esterco curtido e adubo NPK na seguinte proporção:

10 litros de solo + 20 gramas de calcário + 3,4 litros de esterco de ave curtido (ou 6,8 litros de esterco bovino curtido) + 40 gramas de NPK 4-14-8 (ou 40 gramas de termofosfatado).

 

Consultoria: Caroline Reyes, engenheira agrônoma da EMBRAPA; Adejar Marinho, técnico agrícola da EMBRAPA; Carlos Leandro Firmo, biólogo e professor da Universidade São Judas Tadeu