Você sabia que os hormônios alteram a audição feminina?

Entenda a relação que existe entre as alterações hormonais e o ouvido feminino!

É essencial procurar um médico para avaliar o caso e descobrir o melhor tratamento.
É essencial procurar um médico para avaliar o caso e descobrir o melhor tratamento. FOTO: Shutterstock

O bom funcionamento dos ouvidos é essencial para a qualidade de vida. E, segunda a especialista Tanit Ganz Sanchez, que é pioneira na realização de pesquisas sobre zumbido no Brasil, os ouvidos precisam de atenção e seus sinais também, principalmente pelas mulheres em suas diversas fases da vida. Quer saber o motivo dessa preocupação? Um bom exemplo é que os hormônios alteram a audição feminina, ou seja, sintomas de zumbido, tontura, perda auditiva e hipersensibilidade podem ter relação (aparecer ou piorar) com fases de mudanças hormonais.

As mudanças hormonais tem o poder de alterar a bioquímica do ouvido interno ou das vias auditivas em algumas mulheres, mas nem todas se queixam. Daquelas que apresentam algum tipo de queixa, nem todas sabem ou relacionam seus sintomas às mudanças hormonais.

Os hormônios alteram a audição feminina e causam sintomas como zumbido e hipersensibilidade.

Os hormônios alteram a audição feminina e causam sintomas como zumbido e hipersensibilidade. FOTO: Shutterstock

O que dizem as pesquisas?

As meninas que ainda não menstruam e não estão tão sujeitas as alterações hormonais também podem apresentar ouvidos mais sensíveis do que os meninos, segundo pesquisa de doutorado realizada no interior do Rio Grande do Sul, em 2007.

Feita com 506 crianças de 5 a 12 anos, o resultado foi surpreendente: 37,1% dos voluntários apresentavam zumbido no ouvido  e 9% tinham hipersensibilidade sonora, mas o sexo feminino foi predominante em ambos em casos. Isso pode ser explicado porque as vias auditivas e conexões cerebrais das crianças estão em processo de maturação, por isso são mais influenciadas por fatores externos ou internos. Ser de sexo feminino foi um fator de risco para ter zumbido e hipersensibilidade, embora a causa não esteja esclarecida nessa faixa etária.

E se você acha que só os hormônios alteram a audição, está enganado! O estresse que é uma causa comum de atrapalhar o ouvido e causar todos esses sintomas nas mulheres, que frequentemente associam os sintomas de ouvido com o estresse.

Consultoria Tanit Ganz Sanchez, pioneira na realização de pesquisas sobre zumbido no Brasil

 

LEIA TAMBÉM: