Santo Antônio: oração, simpatia, novena e história do santo casamenteiro

Santo Antônio, também conhecido como santo casamenteiro, é considerado um dos santos juninos mais famosos e sua celebração ocorre no da 13 de junho

Por Adriele Silva - 05/06/2018
Imagem ilustrativa de capa da matéria sobre a história de santo Antônio com a figura dele segurando o menino Jesus

Foto: Luis Renato do Nascimento/Colaborador

O santo casamenteiro e padroeiro dos pobres nasceu na cidade de Lisboa no dia 15 de agosto, provavelmente entre os anos de 1191 e 1195, e foi batizado como Fernando de Bulhões y Taveira. Seu dia é comemorado em 13 de junho por ser a data em que faleceu. O Santo morreu em Pádua, na Itália, no ano de 1231. Conheça mais sobre a história de Santo Antônio e confira orações e simpatias para ele trazer o tão sonhado amor.

A história de Santo Antônio

Foi muito conhecido por viver uma vida sem riquezas. Seu trabalho com os pobres se tornou essencial para que o reconhecessem como santo após sua morte. Isso aconteceu tão depressa, que é considerada uma das canonizações mais rápidas da história.

Quando tinha 15 anos, ainda conhecido como Fernando, entrou como noviço no convento de São Vicente de Fora, em Lisboa. Foi nessa época em que o santo começou sua carreira religiosa e jornada para mais perto do Senhor. Após ingressar na Ordem dos Franciscanos, Santo Antônio encontrou a salvação para seu coração atormentado pelas disputas internas da Igreja. Para mostrar seu desejo de mudança, o santo abandonou seu nome de origem e mudou para Antônio.

No Brasil, tem fama de ser o santo casamenteiro, sendo que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho por ser a véspera do Dia de Santo Antônio. Neste dia, as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias para Santo Antônio, acompanhadas de orações.

Santo Antônio ficou conhecido como alguém que dava tudo de si para ajudar os pobres e necessitados e, naquela época, o dote era muito importante para que uma mulher pudesse se casar. Sabe-se que, mais de uma vez, ele reuniu moedas para que diversas mulheres pudessem obter o sagrado sacramento do matrimônio, assim surgiu sua fama que é conhecida até hoje.

Depois de conhecer a história de Santo Antônio, veja 5 rituais para te ajudar na vida amorosa:

Texto e pesquisa: Júlia Martins/Colaboradora | Fonte: Orações e Santos Populares, Pe. Paulo José Scopel, Salles Editora, 2004.

LEIA TAMBÉM: