História da Festa Junina: descubra de onde surgiu essa tradição brasileira

Se liga nas principais curiosidades da festa junina!

História da Festa Junina
Foto: Pixabay

04Chegou junho e junto com o mês vêm as celebrações características dessa época do ano: as festas juninas. Além das comidas típicas e da tradicional quadrilha, os festejos têm diferentes características em todo o país e reafirmam as tradições de cada região do Brasil. Para saber mais sobre o assunto vamos fazer uma viagem no tempo para descobrir tudo sobre a história da Festa Junina. Confira!

 

História da Festa Junina: descubra de onde surgiu essa tradição brasileira

 

As celebrações acontecem em meados de junho e costumam homenagear quatro santos conhecidos: no dia 13 é Santo Antônio quem recebe as honras,  no dia 24 é a vez de São João ser celebrado, e por fim temos São Pedro, que recebe as graças no dia 29 de junho.

As primeiras festas homenageavam São João e eram chamadas de Joaninas, mostrando sua forte conotação religiosa. As comemorações se popularizaram e após a entrada dos festejos dos quatro principais santos no calendário católico, passou-se a chamá-las de festas do mês de junho ou festas juninas.

Os elementos da colonização do Brasil estão presentes nas festas caipiras até hoje. A quadrilha, por exemplo,  é originária das danças realizadas nas festa da corte portuguesa no Brasil.

 

História da Festa Junina: descubra de onde surgiu essa tradição brasileira

Foto: Pixabay

 

No Estado de São Paulo as festas remetem à tradição caipira da região, com muitos doces e canções típicas dessa parte do país.

Já no Nordeste, destacam-se as festas de São João de Campina Grande (PB), que leva dois milhões de pessoas em 30 dias de festa e tem no forró sua principal tradição musical.

Caruaru (PE), por sua vez, comemora a festa  com as bandas de pífano, os bonecos de mamulengo e a literatura de cordel.

E o que falar dos elementos típicos das Festas Juninas? A fogueira, por exemplo, é um elemento religioso. A tradição conta que Isabel, irmã de Maria, teria acendido uma fogueira para avisar a irmã do nascimento de são João Batista. Por isso a fogueira de São João deve ser acendida às seis da tarde, horário da oração da Ave Maria.

Agora que você já sabe toda a história da Festa Junina, que tal compartilhar a informação com suas amigas?

 

LEIA TAMBÉM: