Higienização de alimentos: não deixe a falta dela estragar a sua salada!

Cuidados são essenciais, por isso saiba como fazer a higienização das verduras, conservá-las por mais tempo e preparar saladas mais saudáveis!

folha de alecrim
Foto: Shutterstock.com

Na hora de escolher verduras, legumes e frutas para sua salada, todo cuidado é pouco. Além disso, a higienização correta é essencial para eliminar bactérias que podem ser prejudicais à saúde. Pensando nisso, a nutricionista Aline Menezes separou algumas dicas para não errar na hora da compra e da higienização dos ingredientes que vão para o seu prato. Ela também ensina a conservá-los por mais tempo.

No hortifrúti…

A dica principal é avaliar textura, cor e consistência desses alimentos. “Priorize ingredientes sem rachaduras ou manchas e
verifique se o alimento apresenta cor viva e suas características habituais”, ressalta a nutricionista. Analisar o cheiro, a textura firme ao toque e a boa aparência também é essencial. Outra dica é escolher as hortaliças da estação, pois, além de serem mais baratas, são mais nutritivas.

Higienização

O primeiro passo é lavar bem os alimentos em água corrente para eliminar a sujeira mais aparente. As folhas das verduras
devem ser lavadas individualmente. Depois, é indicado deixá-los imersos por 15 minutos em solução de 1 colher (sopa) de
água sanitária para um litro de água. Outra opção é procurar nos mercados pastilhas ou soluções higienizadoras de hortifrútis.

Como conservar?

Após higienizadas, as verduras podem ficar na geladeira guardadas em sacos ou potes plásticos fechados, para evitar a umidade excessiva. “Uma dica interessante é colocar papel-toalha junto das hortaliças para que fiquem mais secas. Prefira armazená-las na prateleira inferior da geladeira, onde é menos frio, para evitar que as folhas queimem”, ressalta Aline. Caso queira utilizá-las para temperos (salsinha, cebolinha, orégano, etc), mantenha as verduras congeladas da seguinte forma: pique os temperos, misture o azeite, despeje em fôrmas de gelo e leve ao congelador. Essa mistura é excelente para ser usada em refogados.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Aline Menezes, nutricionista do Rio de Janeiro (RJ)

LEIA MAIS