Conheça 5 hábitos que prejudicam o treino!

Quer resultados mais rápido? Então, você precisa ficar atento aos hábitos que podem atrapalhar o seu treino.

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Entender os erros que você comete e que atrapalham o treino é muito importante Foto: shutterstock.com

Frequentar uma academia, participar de atividades ao ar livre, fazer exercícios dentro de casa. Existem diversas maneiras de movimentar o corpo e manter uma rotina mais saudável. Muitas pessoas, no entanto, praticam exercícios mas conservam hábitos prejudiciais que comprometem a eficiência e os resultados dos treinos. A atleta Cris Senna, e desenvolvedora do método Desafio Vip 60, já conheceu muitos desses casos – que não são tão incomuns quanto deveriam ser. “Qualquer pessoa pode melhorar sua forma física, basta apenas reservar alguns minutos por dia e ter a disciplina para manter a rotina de exercícios”, explica ela. Porém, é preciso ficar atento para hábitos que prejudicam o treino. Abaixo, você confere cinco hábitos!

alimentação

Comer antes de qualquer atividade é importante, porém apenas alimentos leves. Nada de exageros. Foto: shutterstock.com

1.Descuidar da alimentação

Não deixe de comer antes do treino. Não importa se você está com pressa ou não, sempre arrume um tempinho para se alimentar, pois o corpo precisa estar fortalecido antes de uma atividade que requer gasto de energia. “Quem jejua antes do treino, pode passar mal e até desmaiar. Exercitar-se sem comer é uma péssima escolha para a saúde”, alerta a especialista. No entanto, é claro: não exagere no lanche pré-treino– comer demais ou escolher alimentos inadequados pode causar uma indigestão. “O ideal é se alimentar de 30 minutos a uma hora antes de começar a se exercitar e optar por uma refeição leve, como uma fruta com um iogurte, ou um sanduíche com pão de forma integral e queijo branco”, indica Cris.

roupa

Antes de procurar roupas da moda, procure as opções que realmente são adequadas e que não vão prejudicar o treino. Foto: shutterstock.com

2. Usar as roupas erradas

Já pensou em treinar usando jeans ou sapatênis? Se pensou, pode parar por aí. Essas vestimentas são totalmente inadequadas. “Não é uma questão de modismo, é preciso escolher bem o que vestir na hora de se exercitar. A roupa precisa ser confortável para que os movimentos possam ser executados sem dificuldade, e o tênis não pode estar apertado, dessa forma evitando machucados ou lesões”, alerta.

álcool

Gosta de uma cervejinha? Ok, mas nada de exagerar um dia antes do treino, pois o rendimento será prejudicado. Foto: shutterstock.com

3. Consumo de bebidas no dia anterior

Cuidar da alimentação é importante, mas não se esqueça: algumas bebidas também podem ser nocivas. A ingestão de bebida alcoólica também engorda e, os excessos são prejudiciais à qualidade do treino. Por isso, nada de exagerar no happy hour depois do trabalho na noite anterior. Além disso, a profissional alerta: “Treinar de ressaca não é uma boa ideia, o corpo fica desidratado e é difícil que se consiga a mesma performance que se teria se não tivesse bebido na noite anterior”.

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Mantenha-se sempre ativo e não fique vários dias seguidos sem fazer uma atividade. Foto: shutterstock.com

4. Treino sem regularidade

Você é do tipo que treina um dia e fica outros três parado? Então, está na hora de mudar isso, senão, seus objetivos nunca serão alcançados. O treino eficaz de verdade depende de uma rotina estruturada e, para conseguir resultados e evoluir na performance física, precisamos nos comprometer a dar continuidade aos exercícios. “Não adianta ‘se matar’ em um dia, indo além do seu limite, e depois ficar um mês sem treinar. O segredo é a regularidade. O ideal é encontrar um horário vago na agenda e se comprometer a treinar sempre naquele horário”, comenta Cris.

água

Tomar água antes, durante e após é muito importante, pois o corpo precisa estar sempre hidratado Foto: shutterstock.com

5. Não se hidratar

Durante o treino, o corpo consome água enquanto elimina toxinas pelo suor. Por isso, esquecer de manter-se sempre hidratado pode ser muito nocivo para o organismo. “Quem não está habituado a tomar água com frequência precisa redobrar a atenção durante o treino. Leve sempre consigo uma garrafinha para se lembrar de tomar água”, sugere a atleta. Além disso, segundo Cris, a hidratação deve continuar ao longo do dia. “Não adianta ingerir líquido somente na hora de treinar, o correto é tomar ao menos 2 litros de água todos os dias”, recomenda.

Fonte: Cris Senna, atleta e criadora do método Desafio VIP 60

 

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