Guarda-roupa impecável: confira 12 dicas para organizá-lo e otimizar espaço

Trouxemos 12 dicas preciosas da personal organizer Heloisa Sundfeld para você organizar seu guarda-roupa e mantê-lo sempre impecável!

guarda-roupa arrumado
Foto: iStock/Getty Images

Manter o guarda-roupa sempre arrumado para alguns é uma tarefa bastante complicada, mas não é tão difícil quanto parece. Confira 12 dicas da personal organizer Heloisa Sundfeld que trouxemos para você deixar as roupas, os sapatos e acessórios em ordem!

1 – Mudou a estação?

mulher deixando o guarda-roupa impecável

Foto: iStock.com/Getty Images

Crie o hábito de retirar do armário as peças que não são da estação. No verão, retire as roupas de inverno e guarde-as dentro de malas ou em sacos à vácuo para economizar espaço. Desta maneira, as roupas não vão se misturar e o guarda-roupa ficará organizado!

2 – Pouco espaço no guarda-roupa?

guarda-roupa arrumado

Foto: iStock/Getty Images

Comprou ou ganhou alguma roupa nova? Então doe uma que você não usa muito. Essa é a regra básica para armários pequenos. Outra dica é trocar os cabides de madeira ou de acrílico que normalmente ocupam muito espaço por cabides bem finos.

3 – Calçados no lugar certo

guarda-roupa

Foto: Shutterstock

Tênis e sapatos devem ficar arejando, se possível de um dia para o outro, antes de ser guardados. É aconselhável passar um pano nele todo, inclusive na sola, que é a parte mais suja. Para armários sem locais específicos para eles, utilize as caixas ou sapateiras de panos que podem ser penduradas atrás das portas.

4 – Acessórios organizados

guarda-roupa

Foto: iStock/Getty Images

Os colares e brincos devem ser guardados em caixas com divisórias específicas para isso. Os cachecóis podem ser enrolados e também colocados em caixas para facilitar a visualização. Para otimizar espaço, pode-se pedir a um marceneiro para criar uma barra na parte de dentro da porta para cintos e gravatas, ou colocá-los em cabides específicos.

5 – Calças separadas

guarda-roupa

Foto: Shutterstock

As calças devem ser separadas de acordo com o material (por exemplo: social, esporte e jeans). Coloque todas as calças jeans juntas organizando dos tons mais escuros para os mais claros. As calças de outros tecidos também devem seguir o mesmo critério de cores.

6 – Sem divisórias

Guarda-roupa sem porta para closet é usado como móveis organizadores

Foto: Shutterstock

Hoje em dia, existe no mercado muitas soluções para esse tipo de problema, como caixas organizadoras com divisórias. Elas são multiuso e funcionam para qualquer tipo de peça, desde sapatos até acessórios.

7 – Camisas: de acordo com cor e comprimento

guarda-roupa

Foto: Shutterstock

As camisas devem ser organizadas de modo que todas as mangas curtas fiquem juntas. Os padrões também devem ser separados, de modo que as listradas fiquem juntas seguindo o mesmo critério: as mais escuras primeiro até chegar nas mais claras e lisas. O mesmo deve ser feito com as de manga longa.

8 – Gavetas com organizadores

guarda-roupa

Foto: Shutterstock

Para que esta parte do guarda-roupa fique impecável, é ideal que as gavetas tenham colmeias organizadoras, encontradas facilmente em lojas de departamento e hipermercados, para que as peças não se misturem, facilitando na hora de encontrá-las.

9 – Blusas

guarda-roupa

Foto: Shutterstock

Para deixar as blusas arrumadinhas, deixe as de tecido mais fino juntas, assim como as de materiais mais grossos. Elas seguem a mesma lógica das camisas: regata, manga curta e manga longa, assim como a separação por cores e estampas.

10 – Categorias semelhantes

guarda-roupa

Foto: iStock/Getty Images

Separe as roupas por tipos: calças, camisas, blusas, bermudas etc. Se possível, tenha uma gaveta para roupas íntimas e outra para meias. Essa separação de itens deixará o guarda-roupa muito mais arrumado e fácil de se organizar posteriormente.

11 – Prepare e limpe!

guarda-roupa

Foto: Shutterstock

Tire todas as roupas do guarda-roupa e já aproveite para verificar se existe alguma peça suja, faltando botão, com a barra desfeita ou alguma mancha e separe para tomar a providência necessária. Aproveite também para observar se tem alguma peça que você não usa a tempo e doe. Antes de recolocar as peças no armário passe apenas um pano úmido para tirar o pó e, em seguida, um seco.

12 – Otimize

guarda-roupa

Foto: Shutterstock

Se você tem peças ou objetos que são de recordação e não quer se desfazer de jeito nenhum, coloque-os dentro de uma caixa, ponha uma etiqueta escrito “Recordação” e guarde em um local. Desse modo, desocupa espaço no armário para objetos úteis no dia a dia.

LEIA TAMBÉM

Texto: Felipe Ohno/Colaborador e Monique Lima | Consultoria: Heloisa Sundfeld, personal organizer