Gripe e resfriado: não confunda mais. Descubra suas principais diferenças!

A gripe e o resfriado são confundidos, normalmente, por causa da semelhança de sintomas. Descubra mais sobre elas para não errar no tratamento!

mulher gripada
Por Denis Eric - 05/06/2017

A gripe e o resfriado são bastante confundidos FOTO shutterstock.com

Tosse, coriza, espirro, dores no corpo… A maioria das pessoas que apresenta esses sintomas pensa logo em uma doença específica: a gripe. O que talvez elas não saibam é que estão, na verdade, resfriadas. Afinal, gripe e resfriado são doenças diferentes, apesar de apresentarem sintomas semelhantes, como os descritos anteriormente. Enquanto a gripe, em casos graves, pode até matar, o resfriado é mais leve. Entenda as principais diferenças:

 

Gripe

  • Causada por um tipo específico de vírus, o Influenza
  • Apresenta febre que pode ultrapassar os 38 graus e durar mais de 1 dia
  • Pode provocar dores de cabeça e no corpo e mal-estar intenso

Resfriado

  • Pode ser causado por vários tipos de vírus
  • Quando há febre, geralmente é leve, por volta dos 37 graus
  • Apresenta sintomas como espirros, congestão nasal, secreção e mal-estar

 

mulher assoando o nariz

A confusão entre gripe e resfriado pode atrapalhar o tratamento FOTO: shutterstock.com

Tanto a gripe como o resfriado podem ser transmitidos pelo contato com secreções contaminadas, ou seja, uma pessoa doente pode contagiar outras saudáveis através da tosse e do espirro. Por isso, é fundamental lavar as mãos com frequência, principalmente após tossir ou espirrar. As medidas de prevenção nos tempos de frio são as mesmas para doenças como rinite e sinusite: manter o ambiente arejado, evitar contato com pessoas doentes e beber bastante líquido. Repouso, boa alimentação e hidratação são a base do tratamento para as duas doenças. O médico poderá indicar remédios que amenizem os sintomas, como dores e tosse, mas é o próprio corpo que vai se encarregar de combater os micro-organismos prejudiciais.

 

mulher bebendo água

Sem dúvida algumas, hidratar-se é muito importante e fundamental FOTO: shutterstock.com

Como se proteger?

É difícil prevenir tanto a gripe quanto o resfriado, já que estamos em contato com vírus e bactérias o tempo todo. Mas é possível adotar hábitos que mantenham o sistema imunológico preparado para combater as infecções. “Ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e hidratar-se adequadamente permite que a resposta imunológica seja adequada e não haja complicações”, destaca a clínica geral Juliana Morgado.

 

Consultoria  Juliana Morgado, clínica geral

 

Leia também: