Gravidez planejada: 11 coisas que você precisa saber antes do bebê nascer!

Descubra tudo o que você precisa fazer durante um dos momentos mais emocionantes da sua vida!

Gravidez planejada
Por Loyce Policastro - 18/07/2019

Foto: Pinterest

Se você está à espera do primeiro filho ou está pensando em uma gravidez planejada, prepare-se: a gestação e o nascimento do bebê são momentos únicos na vida da mulher e exigem alguns cuidados específicos. Para te deixar por dentro do assunto, preparamos uma lista com 11 coisas que você precisa saber antes do bebê nascer. Confira:

 

Confira tudo o que você precisa saber durante uma gravidez planejada ou não!

 

1. “Você deve dormir, pelo menos, 8 horas por noite”: esqueça! As atenções se voltarão totalmente para o bebê, que nos primeiros meses começa a entender o que é uma rotina. Certamente você passará algumas noites em claro, nem que seja para conferir se o pequeno está respirando (acredite, todo mundo faz isso!)

2. As roupas para gestantes costumam ser caras: coloque seus looks na programação de gastos! Uma dica é ver com alguma parente que estava com o barrigão recentemente se pode emprestar peças que não tenham mais uso para ela. Estar bem arrumada, de um jeito que você se sinta bem, vai ajudar a não deixar a autoestima cair. É preciso pensar em si mesma também!

3. Amamentar não é um processo dolorido: isso só vai acontecer se o bebê não “pegar” direito no peito. Procure instruções e pessoas de confiança que tenham mais experiência para ajudar você, caso seja necessário.

4. A relação entre você e o par, na cama, vai mudar: os dois precisam estar conscientes disso, até porque o corpo da mulher muda muito. Não significa que vocês não vão mais transar. É preciso que vocês se entendam e encontrem maneiras de sentirem prazer juntos.

 

Gravidez planejada: 11 coisas que você precisa saber antes do bebê nascer!

Foto: Shutterstock

 

5. Saia mais: vá a lugares que te dão prazer, se distraia, assista a um lançamento no teatro ou cinema. Se divirta! Depois que o bebê nascer, suas prioridades vão mudar um pouco e talvez você não consiga aproveitar tanto. É uma fase que pedirá a sua dedicação, por isso vale aproveitar o quanto puder antes.

6. Não gaste rios de dinheiro com roupinhas! Essa é uma dica de ouro: o bebê vai crescer em velocidade máxima e você vai se surpreender em como as peças de roupas não vão servir mais da noite para o dia. Compre somente o necessário.

7. Você vai sentir muito ciúme: ciúme do barrigão, dos pitacos que as pessoas vão dar sobre o seu jeito de se cuidar, sobre a decoração do quarto do bebê. Ciúme de tudo! Tenha paciência, pois apesar de normal, isso pode te irritar mais do que deveria.

8. Você vai lembrar dos cuidados dos seu pais a todo momento: flashbacks são bem comuns e aquela saudade provavelmente vai bater. A vida vai começar a ter outro sentido e você vai perceber que seus pais não eram tão exagerados como pensava.

 

Gravidez planejada: 11 coisas que você precisa saber antes do bebê nascer!

Foto: Shutterstock

 

9. É preciso confiar no médico. Se não sentir segurança no profissional, troque! É o nascimento do seu filho, um momento mágico, e isso deve passar segurança para toda a família. Se possível, faça o pré-natal e o parto com a mesma pessoa. Ela vai saber bastante sobre a saúde da sua gestação e isso conta muito!

10. Se você trabalha com carteira registrada, tem que saber sobre seus direitos: para as mamães, a licença maternidade é de 120 dias, sem prejuízos no salário e benefícios. Para os papais, a licença paternidade é de 5 dias, mas pode ser pedido a prorrogação de 15 dias, basta conversar com o empregador.

11. Se a gravidez for planejada, fique de olho nos suplementos: é recomendado a ingestão diária de ácido fólico no período de três a seis meses antes da gestação. Mas não deixe de procurar orientação médica, ok?

 

Agora que você já sabe o que precisa fazer durante uma gravidez planejada ou não, que tal compartilhar a informação com suas amigas?

 

LEIA TAMBÉM: