Gravidez de múltiplos: ginecologista dá dicas para as mães!

Confira como garantir que essa fase seja repleta de saúde e alegria!

Seguir algumas recomendações é essencial para garantir bem-estar ao longo de uma gravidez de múltiplos.
Seguir algumas recomendações é essencial para garantir bem-estar ao longo de uma gravidez de múltiplos. FOTO Shutterstock

A gestação é um momento único na vida da mulher, normalmente, repleto de alegrias. Contudo, também existem muitas dúvidas, ainda mais quando são esperados dois ou mais bebês. Conhecida como gravidez de múltiplos, essa situação exige alguns cuidados para que o período gestacional ocorra de maneira tranquila e sem sobressaltos.

Pensando nisso, o ginecologista e obstetra Élvio Floresti Júnior dá algumas dicas para as mamães que estão passando por uma gravidez de múltiplos, visando maior bem-estar tanto da mulher quanto dos bebês. Confira!

Combatendo os sintomas

É comum que, à medida em que os gêmeos de desenvolvam, o cansaço apareça. “A quantidade de hormônios em casos de gravidez de múltiplos é maior e, por esse motivo, as reações são mais acerbadas. Fadiga extrema é muito comum, por isso, escutar o corpo e reservar um tempo para repor as energias é fundamental”, explica o médico.

Durante a gestação, é essencial manter consultas periódicas com seu médico de confiança.

Durante a gestação, é essencial manter consultas periódicas com seu médico de confiança. FOTO Shutterstock

Os enjoos matinais também aparecem muito forte. “É importante lembrar que fazer refeições regulares e saudáveis é um dos requisitos para uma gravidez tranquila e com as náuseas intensas, as grávidas acabam pulando essa regra. Isso não pode acontecer”, argumenta o profissional. Portanto, seguir essas dicas ajudam na busca por bem-estar nessa fase tão especial!

Atenção ao acompanhamento

As visitas de acompanhamento pré-natal também são menos espaçadas, pois é preciso ficar atenta a doenças como pré-eclâmpsia, pressão alta e diabetes gestacional, além de o obstetra também ficar mais atento a situação do colo uterino. “Os ultrassons para medir o comprimento do colo do útero são essenciais para prevenir o parto prematuro”, ressalta Élvio.

A gravidez de múltiplos apresenta cuidados e características um pouco diferente da gestação de apenas um bebê.

A gravidez de múltiplos apresenta cuidados e características um pouco diferentes da gestação de apenas um bebê. FOTO Shutterstock

As mexidinhas aparecem bem mais cedo. “Entre a 18ª e 20ª semana de gestação começam os chutes e movimentos do bebê. Na gravidez de múltiplos, calculamos que esse início ocorra 2 semanas antes”, conclui Floresti. Apesar de ser considerada uma gestação de risco, o pré-natal do gemelar, na grande maioria das vezes, se bem acompanhado, tem um desfecho muito bom.

Consultoria Élvio Floresti Júnior, ginecologista e obstetra

 

LEIA TAMBÉM: