Google Tradutor: dicas para usar o serviço de tradução

O Google Tradutor possui mais de 95 idiomas disponíveis para tradução de palavras. Confira nossas dicas e aproveite melhor o serviço!

Com tantos recursos online, descobrir o significado de uma palavra estrangeira ou aprender um novo idioma não é mais uma tarefa complicada. É o caso do Google Tradutor: ao usar o serviço, em poucos segundos você pode descobrir o significado de palavras variadas. Para usar o serviço, basta acessar translate.google.com.br, inserir a palavra ou expressão e obter a tradução. São mais de 95 idiomas disponibilizados.

É possível, ainda, baixar o aplicativo em seu smartphone ou tablet e aproveitá-lo aonde estiver.

Acompanhe, abaixo, algumas dicas para por em prática quando utilizar o Google Tradutor em seu desktop ou notebook:

mulher sentada digitando notebook trabalhando google tradutor

Foto: Shutterstock.com

Sem tradução instantânea

Ao inserir os termos a serem traduzidos, escolha o idioma original ou clique no botão “Detectar idioma”. Geralmente, o padrão está ativado para realizar a tradução instantânea. Contudo, esse processo pode atrapalhar quando todos os termos não estão inseridos. Para interromper, clique em “Desativar tradução instantânea” na parte superior direita da tela.

Explore os sinônimos

Existem palavras que podem ter vários significados. Nesse caso, ao inserir a palavra no idioma original e obter a tradução, é exibida uma lista de traduções. Além de trazer exemplos em frases e expressões, as traduções são classificadas gramaticalmente: verbo, substantivo, adjetivo… É uma boa oportunidade para aprender gramática.

Obtenha traduções específicas

Em textos especializados, há palavras cuja tradução foge de definições comuns. Para adicionar essa tradução, clique no termo traduzido, selecione “Melhorar essa tradução” e insira o significado ideal. Depois, vá ao ícone de estrela e acesse o “Dicionário de expressões”. Ative o termo para obter traduções desejadas a partir de então.

Traduza links ou documentos inteiros

Não é preciso selecionar, copiar e colar textos longos para obter a tradução. Para páginas de internet, copie o link, cole na primeira caixa e clique em “traduzir”. Você obterá a página original com o texto na língua desejada. Para documentos, clique em “Traduza um documento”, selecione o arquivo e clique em “Traduzir”. Depois, é só aguardar a tradução.

LEIA TAMBÉM

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora