Google Docs: aprenda como digitar e editar um documento

O Google Docs funciona como um editor de texto que salva seus documentos em nuvem, no Google Drive. Confira como usar o serviço e edite seus arquivos!

mulher digitando notebook google docs
Foto: Shutterstock.com

O processador de textos do Google Docs pode não parecer com a do desktop, mas possui todas as ferramentas e opções de que você precisa. Ele pode ser usado como um simples editor de texto: vá digitando e não se preocupe em salvar nada, pois isso é automático no Docs.

O componente de processamento de textos do Google Docs é simples e possui ferramentas em comum com o Word, como a formatação e a seleção de fontes. Além disso, os recursos são dispostos logicamente e você só precisa dar alguns cliques para encontrar o que está buscando.

Confira, abaixo, como digitar um documento e editá-lo:

mulher digitando notebook google docs

Foto: Shutterstock.com

Insira seu texto no Google Docs

Comece concentrando-se em seu texto. Importe-o, faça upload ou digite-o como um rascunho. O estilo não é importante nesta fase, mas deixe os títulos e outros elementos em linhas separadas.

Aplique um estilo

Selecione um texto e um formato usando os estilos pré-definidos ou pelo menu “Formatar” nos botões da barra de ferramentas. Você também pode alterar a cor do texto e até mesmo aplicar uma cor de fundo para destacá-lo.

Insira imagens

Adicione links da web e imagens pelo menu Inserir. Para imagens, coloque o cursor onde ela deve aparecer e selecione “Inserir > Imagem”. Em seguida, localize a imagem e faça upload. Use as setas para mover a imagem ou clique sobre ela com o botão direito do mouse para ver mais opções de edição.

Publique suas páginas

Ao finalizar, exporte o documento selecionando “Arquivo” e opte se quer enviar por e-mail ou publicar na web. Você pode chamar pessoas para colaborar com sua edição, selecionando “Compartilhar” na aba “Arquivo”.

LEIA TAMBÉM

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora