Golpe do Whatsapp já atingiu 1 milhão de pessoas no Brasil

Um novo golpe envolvendo o Whatsapp já atingiu 1 milhão de Brasleiros; é o que informa o site Techtudo; hackers recebem dinheiro por aplicativos instalados

mao-segurando-celular-smartphone-aplicativo-whatsapp, golpe no whatsapp
Foto: Shutterstock.com

Mais um golpe no Whatsapp já atingiu 1 milhão de brasileiros. É o que informa o site Techtudo, que divulgou o alerta feito pela equipe de segurança da Psafe neste sábado (14.01).

De acordo com a publicação, o golpe foi disseminado por meio de um link, que fala a respeito de uma suposta função do aplicativo, mas que, na verdade é a instalação de outros aplicativos que podem conter vírus.

tela-celular-smartphone-aplicativos-mensagens-whatsapp

Foto: Shutterstock

O ataque no Whatsapp

Tudo começa com um simples link compartilhado com a camada para a personalização das cores no aplicativo. O endereço leva o usuário para uma página com um visual simples, totalmente diferente dos vírus que são espalhados, e isso confunde a vítima. Esse é o site fraudulento e ele exibe uma mensagem que descreve a mudança de cor para os mais diversos tipos de aparelho (Android, iPhone, Windows Phone e BlackBerry).

Golpe no Whatsapp

Foto: Reprodução

Ao clicar no botão “Ativar Agora”, o usuário precisa também compartilhar o link com 10 amigos ou cinco grupos do whatsapp e, com isso, a função “Ativar novas cores” fica disponível. Depois disso, a vítima tem que entrar em um novo link pelo Whatsapp Web.

A partir daí, aplicativos suspeitos são instalados. Eles podem não conter vírus, mas cada novo aplicativo instalado, o hacker responsável ganha uma quantia em dinheiro.

Fique atento!

Ao receber qualquer link, preste atenção em seu conteúdo, mesmo que tenha recebido de pessoas conhecidas. Outra recomendação feita pelo site Techtudo é baixar atualizações disponíveis apenas nas lojas oficiais de seu celular, como a Google Play Store e também App Store. E nunca compartilhe senhas e dados pessoais em sites que você desconfiar que sejam estranhos. Pode ser o golpe!

Esse não é o primeiro golpe com o aplicativo. Em novembro de 2016, milhares de usuários também tiveram problemas, ao receber uma “atualização” para chamadas de vídeo do Whatsapp, algo que ainda não foi liberado pelo aplicativo.

LEIA TAMBÉM

Texto: Maraísa Bueno