Glúten: saiba como a tapioca pode ajudar a se livrar dele

O glúten, uma proteína encontrada em cereais, pode causar mal estar à saúde. Saiba como se livrar dela incluindo a tapioca no dia a dia

farinha de tapioca
Foto: Shutterstock.com

O glúten é uma proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio e a cevada. Muito usada no preparo do pão, ela é responsável pela doença celíaca, uma reação imunológica que causa má digestão e impede a absorção dos nutrientes. Além disso, mesmo quem não possui intolerância à proteína pode ter sintomas como inchaço após as refeições e problemas com a saúde digestiva. Por isso, a tapioca, livre do glúten, é uma ótima opção para os celíacos e também para quem busca o emagrecimento saudável.

Malefícios do glúten

Uma refeição com alimentos a base de glúten pode resultar em inchaços, gases, constipação e dor de estômago. “Se o corpo é intolerante ao glúten, a saúde digestiva fica comprometida, causando estufamento abdominal e até diarreia em alguns casos mais avançados”, conta a nutricionista Karina Gouvêa. A retirada do glúten diminui o grau de inflamação do organismo. O metabolismo, aos poucos, volta a funcionar normalmente, o que desencadeia na diminuição da retenção de líquidos, perda de peso acentuada e correta absorção dos nutrientes pelo intestino.

Alternativa saudável

“A tapioca é livre da gliadina, uma proteína presente no glúten que coopera para o crescimento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal”, explica Karina. O alimento pode ser consumido por pessoas com diagnóstico de diabetes, possui baixo teor de sódio e é fonte de vitamina K. “Para quem busca o emagrecimento, é importante consumir apenas uma tapioca por dia, por conta de suas calorias, e também ficar de olho nos recheios”, acrescenta a nutricionista.

 Consultoria: Karina Gouvêa, nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento

LEIA MAIS