Glicemia em dia: confira 5 alimentos que colaboram com seu controle

Quer manter a glicemia sob controle? Então, aposte nos alimentos! O seu prato pode o seu maior aliado. A seguir, confira alimentos que podem ajudar!

batata-doce
Foto: iStock.com/Getty Images

Obter energia para o organismo é um dos objetivos da alimentação, e essa energia é dada graças à sintetização de moléculas como as de glicose. Porém, para os diabéticos, qualquer excesso pode ser fatal. Por isso, quando o corpo produz pouca ou zero insulina, como no caso dos diabéticos, uma forma de manter a taxa adequada de açúcar no sangue é investir em alimentos que ajudam a barrar picos de glicose. Confira alguns deles!

 

aveia

Foto: iStock.com/Getty Images

1. Aveia

Esse alimento não pode faltar na alimentação de diabéticos, uma vez que possui a betaglucana, uma fibra que torna difícil a absorção de gordura no organismo. Isso acarreta em um maior controle da glicemia, pois inibe os perigosos picos de glicose na corrente sanguínea.

 

2. Vegetais folhosos

Hortaliças como rúcula, alface, espinafre, por exemplo, são ricos em fibras e concentram nutrientes moduladores da resposta glicose-insulina. Prefira consumi-los frescos e crus para não perder essas substâncias. Outro vegetal importante é a acelga, que ajuda no processo de cicatrização, fator importante para quem possui diabetes.

 

3. Berinjela

Esse alimento é conhecido por hipertensos, pois possuem flavonoides – substâncias antioxidantes – que protegem as artérias e evitam o envelhecimento celular, além de prevenir o desenvolvimento de câncer. Porém, a berinjela ainda se destaca no combate à glicemia.

 

batata-doce

Foto: iStock.com/Getty Images

4. Carboidratos complexos

Batata-doce e batata yacon são ricas em fibras e possuem baixo índice glicêmico (liberando a glicose lentamente no organismo), combinação perfeita para manter os níveis de glicemia estáveis.

 

5. Carnes magras

Sem gorduras e consumido com moderação, esses alimentos fazem bem para a saúde, pois são fonte de proteínas de alto valor biológico, além de fornecer energia, vitaminas e minerais. Os peixes são as melhores escolhas para diabéticos, uma vez que ajudam a combater o colesterol ruim (LDL) e aumentam a sensibilidade à insulina.

Texto Redação Alto Astral

Leia também: