Gaspacho: aposte nesta sopa fria para perder peso!

Não abre mão de sopas mesmo nos dias mais quentes? Confira tudo sobre o gaspacho, a sopa fria que vai ser a melhor amiga da sua dieta!

gaspacho
Foto: Shutterstock Images

Apesar do nome gringo, o gaspacho é uma sopa fria perfeita para o clima brasileiro. E o melhor: é levinha e repleta de nutrientes, ideal para quem está em busca do emagrecimento saudável. Seus ingredientes principais são o tomate, o pepino e o pimentão, mas também é possível acrescentar outros vegetais no preparo. De origem espanhola, o prato tornou-se bastante conhecido também em Portugal, México e em vários países da América Central.

gaspacho

Foto: Shutterstock Images

Ingredientes milagrosos do gaspacho!

Além de ser uma opção refrescante e nutritiva,  o gaspacho é aliado da barriga chapada. Segundo a chef Leticia Vilardo, o pepino, presente no prato, ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, cujo excesso é responsável pelas temidas gordurinhas na região do abdome. “Ele também reduz as toxinas do corpo, já que auxilia na digestão e tem poderoso efeito diurético”, lista a especialista. Já o pimentão é considerado um alimento termogênico, ou seja, é capaz de aumentar o gasto calórico durante a digestão e o processo metabólico. Além disso, é rico em fibras, proteínas, vitaminas A e C, minerais (cálcio, ferro e fósforo) e também é considerado anti-inflamatório, pois ajuda a proteger a mucosa gástrica, os vasos sanguíneos e favorece a cicatrização. O tomate, outro aliado, empresta sua cor e seus nutrientes ao preparo (vitaminas A e C, cálcio e ferro), ajuda a manter a fome sob controle e promove e desintoxicação do organismo, além de tornar a sopa mais saborosa. Veja a receita para incluir no seu dia a dia!

SAIBA MAIS

Conheça todos os motivos para incluir sopas no dia a dia

Emagreça, já: dieta de 48h com sopas levinhas!

Cardápio completo para secar com sopa todos os dias!

RECEITA DE GASPACHO
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20min
Ingredientes:
*2 dentes de alho
*1 pepino sem sementes picado
*1/2 pimentão vermelho picado
*1/2 cebola picada
*2 latas de tomate sem pele escorrido
*2 colheres (sopa) de azeite
*Sal e orégano a gosto
*6 colheres (sopa) de vinagre de maçã
*1 copo grande (250ml) de água gelada
Modo de preparo
Corte os dentes de alho ao meio e retire o miolo. Bata no liquidificador por 3 minutos com o restante dos ingredientes. Sirva gelado.

Texto: Larissa Faria | Consultoria: Augusto Vinholis, cientista biomédico e autor do livro “A Dieta Ideal – Longevidade com Qualidade de Vida” (Editora Kelps); Leticia Vilardo, chef e coautora do livro “Alimentos Funcionais” (Editora Pandorga) | Culinaristas: Ângela Cardoso e Fernando Santos