Fungos: formam bolor, mas também podem realçar o sabor dos alimentos!

Os fungos são organismo vivos que se desenvolvem em alimentos e podem causar alguns problemas de saúde. Confira mais sobre o assunto!

frutas com fungos
Foto Istock.com/Getty images

Os fungos são organismos vivos que “se desenvolvem em alimentos, madeira, terra, plantas e animais”, explica o biólogo Vinícius Brito. O gênero Penicillium produz a penicilina, um antibiótico poderoso. “Os Rhizopus, Aspergillus e o próprio Penicillium, causam o bolor em pães, frutas e cereais”, afirma.

 

frutas com fungos

Foto Istock.com/Getty images

 

Como se formam?

A grande quantidade de matéria orgânica e umidade são condições propícias para germinação dos esporos (células reprodutivas) que estão no ar. Ao caírem nos alimentos, crescem as hifas, que formam o fungo. “Em pouco tempo, esse fungo desenvolve uma estrutura reprodutiva, os esporângios, formando novos fungos”, conta o biólogo. Nos alimentos, eles apresentam manchas brancas, amareladas, verdes ou pretas, que são os esporângios.

 

morango com bolor

Foto Istock.com/getty Images

 

Doenças

Os bolores podem produzir toxinas no processo de decomposição dos alimentos e estas causam intoxicação. “Algumas pessoas podem ter alergia ao inalá-los”, diz. Segundo Vinícius Brito, o fungo claviceps purpurea, que infesta o centeio e outros grãos, se ingerido, pode causar ergotismo, uma doença cujos sintomas “são a depressão, confusão mental, redução dos batimentos cardíacos e hipertensão, podendo levar à morte. Um alimento com fungos torna-se impróprio para o consumo, mesmo depois de retirada a mancha do bolor”, avisa Vinícius.

 

Leia também:

Para evitá-los…

Faça o armazenamento adequado dos alimentos, evitando calor, umidade e lugares fechados. Siga as instruções no rótulo e esteja atenta às datas de validade.

Consultoria Vinícius Brito,  biólogo