Fruteira cheia: aposte nas frutas para uma alimentação mais saudável!

Varie no consumo de frutas! Além de garantir uma barriga mais lisinha, é também importante para uma alimentação mais saudável

Fruteira cheia de frutas
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As frutas são aposta certa se o seu plano é deixar o abdômen chapado e arrasar na alimentação. Além de práticas para serem consumidas no dia a dia, elas são ricas em vitaminas, minerais, fibras e são muito saborosas! A nutricionista Flávia da Silva Santos explica como elas podem ser tão nutritivas sem engordar: “As frutas possuem em sua composição nutrientes que auxiliam na manutenção da saciedade e metabolização de nutrientes. Além disso, a maioria possui baixa densidade energética (são pouco calóricas)”.

Para qualquer hora!

Segundo a profissional, não existe restrição de horário no consumo de frutas, mas é indicado que as que possuem propriedades digestivas, como o abacaxi, mamão e laranja, sejam consumidas após as refeições principais, para uma melhor absorção dos nutrientes, ajudando no funcionamento do intestino.

Alerta para o consumo

O equilíbrio é a chave de uma alimentação saudável. Ainda que pouco calóricas, as frutas também devem ser consumidas com moderação. “A carga glicêmica e a densidade energética aumentam quando concentramos uma quantidade excessiva de fruta em uma refeição, aumentando assim o risco de ganho de peso”, afirma Flávia. Isso significa que, mesmo que consumidas diariamente, as porções de frutas devem ser moderadas, não ultrapassando grandes quantidades por refeição.

Frutas variadas

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Hidratação saborosa

A grande maioria das frutas apresenta quantidades expressivas de água, ajudando na hidratação corporal. Flávia conta também que essa é uma das mais importantes propriedades das frutas: “Principalmente para indivíduos que possuem o estímulo da sede alterado, como no caso de idosos, auxiliando no tratamento da desidratação”.

Saúde em dia

O emagrecimento é importante, mas a saúde é essencial. As frutas são responsáveis por muitos processos realizados pelo nosso corpo. Fontes de fibra, elas melhoram o funcionamento intestinal, diminuindo a velocidade da absorção de açúcar e gordura, sendo grandes parceiras no tratamento de diabetes e colesterol.

Frutas aliadas

Saiba quais são as frutas mais indicadas para ajudar a secar a barriga:

Consultoria: Flávia da Silva Santos, professora de nutrição do Centro Universitário Anhanguera, de Niterói (RJ)

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