Dicas para escolher as melhores frutas no mercado

Confira dicas e truques funcionais de como escolher frutas no mercado! Dessa forma, você aproveita o melhor do alimento e de seus nutrientes!

frutas-no-mercado
Foto: iStock.com/Getty Images

No mercado, é possível encontrar algumas frutas durante o ano todo, enquanto outras são mais comuns em uma época específica. “Na hora de comprar frutas no mercado, a melhor opção é escolher os frutos de época e de produção local, pois isso garante economia e mais nutrientes à mesa”, afirma a nutricionista Greice Caroline Baggio. Dê preferência as frutas com boa aparência, aroma, textura e frescor.

frutas-no-mercado

Foto: iStock.com/Getty Images

 Truques para escolher as melhores frutas no mercado

Abacate

Os melhores são os com consistência firme e casca verde brilhante, sem rachaduras ou amassados. Na hora da compra, prefira sempre os mais pesados. Quando o abacate estiver macio ao toque, indica que está muito maduro, então, só compre se for consumir brevemente.

Abacaxi

Verifique as folhas da coroa: o abacaxi está no ponto quando elas soltam com facilidade. Observe também a aparência e o aroma do fruto. A casca deve ser firme, de cor amarelo-alaranjado, sem manchas ou rachaduras, e precisa ceder um pouco com o dedo quando apertada.

Banana

O cacho deve estar firme e as bananas sem partes moles ou machucadas. Evite escolher as bananas muito maduras ou rachadas. A cor deve ser amarela com poucas manchas marrons, e o aroma precisa ser agradável. Se for comprá-la ainda verde, tem que ser firme e sem manchas. Na geladeira, a casca escurece, mas não há perda de nutrientes.

Limão

Prefira os com casca firme, lisa e de cor brilhante e uniforme (sem manchas). Embora exista grande variedade de cor, tamanho e textura, independentemente do tipo de limão (galego, siciliano, tahiti, limão-cravo…), escolha aqueles mais pesados e que, quando apertados, sejam macios, sinalizando que estão maduros e com bastante suco.

escolher frutas no mercado

Foto: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

Maçã

O fruto deve estar inteiro, a casca firme, lisa, de cor brilhante e sem manchas, rachaduras ou amassados. Procure as mais pesadas em relação ao volume.

Mamão

Os melhores ao consumo são os maduros, sem cortes nem picadas de insetos na casca, de cor amarelo-alaranjado brilhante e sem manchas. A consistência precisa ser firme, sem partes estragadas ou amassadas, e com aroma característico. Aconselha-se não acelerar o amadurecimento riscando a casca do mamão, pois ela é rica em papaína. Se quiser que ele fique maduro rápido, envolva o mamão em papel adequado, abrigando-o em local seco, temperatura ambiente e longe da luz.

Melancia

Escolha as de casca firme, lisa e lustrosa (sem rachaduras ou manchas escuras), de cor verde-clara ou escura e polpa vermelha. Um truque: bata com o nó dos dedos na casca. Se o som for oco, a melancia é de qualidade.

Pera

Prefira as de consistência e casca firmes, limpas, sem manchas, rachaduras ou picadas de insetos. O aroma deve ser bem característico.

Consultoria: Greice Caroline Baggio e Sylvia Tosi nutricionistas

LEIA TAMBÉM