Frutas: como elas devem ser consumidas e incluídas no cardápio?

As frutas são ricas em vários s nutrientes indispensáveis para a saúde. Portanto, para manter suas qualidades, saiba como consumi-las e conservá-las.

Frutas: banana, maçã, laranja
Foto Shutterstock.com

Doces, azedas, de cores e texturas diferentes. Não importa quais são as suas favoritas, o importante é consumir frutas diariamente. Ricas em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes indispensáveis para a saúde, é possível fazer delas sobremesas saudáveis e saborosas para o dia a dia. Em contrapartida, exagerar não é o indicado: algumas delas são ricas em calorias e em frutose, o açúcar das frutas, sendo assim, um alerta para quem quer perder peso ou tem alguma doença, como o diabetes. A seguir, é possível conferir alguns cuidados gerais sobre o consumo das frutas. Confira!

Frutas: banana, maçã, laranja

Foto Shutterstock.com

Higienização

É comum encontrar em feiras e supermercados frutas que estejam contaminadas com agrotóxicos ou demais substâncias nocivas. Por isso, lavá-las em água corrente e deixá-las de molho em 1 litro de água com 1 colher (sopa) de água sanitária ou 1 colher (sopa) de vinagre (antes de retirar a casca) é a melhor opção. Depois deste processo, passe-as novamente em água corrente e seque bem, para poder consumi-las sem quaisquer riscos. “A higiene é a grande preocupação. Em casos de frutas, deve-se ter o cuidado de realizar bem a limpeza que é a a remoção de substâncias minerais e orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujeiras”, aconselha a nutricionista Fernanda Granja.

Armazenamento

Para conservar as frutas por mais tempo, o ideal é, primeiramente, não comprá-las muito maduras. Assim, é possível deixá-las em um local fresco e arejado, sem que estraguem depressa. Quando a fruta já estiver aparentando cor mais escura e textura amolecida, chegou o momento de refrigerá-la e, consequentemente, ingeri-la o mais rápido possível, evitando desperdícios.

Consumo

Os nutricionistas aconselham a ingestão de três a quatro frutas diariamente, dependendo do tipo. Principalmente no caso de quem tem diabetes, esta quantidade pode oscilar. Isto porque aquelas que possuem maiores quantidades de frutose devem ter o consumo regulado, já que podem causar picos de glicemia. O ideal mesmo é variar! Beber sucos puramente extraído das frutas, fazer uma salada com vários tipos delas e aproveitar ao máximo os nutrientes particulares de cada uma é o mais indicado.

 

Leia também:

Consultoria Fernanda Granja, nutricionista