Frutas com vitamina C que podem substituir a laranja

Adicione-as ao cardápio para aumentar a eficácia do sistema imunológico

frutas com vitamina c
Foto: SportLife

Independente do período do ano, é sempre bom estar atento com a imunidade. Afinal, tanto os dias frios do Inverno, como as mudanças climáticas repentinas do Verão, podem deixar o organismo mais fraco. E para evitar esse tipo de situação, cuidar da alimentação é essencial. Uma das grandes apostas para proteger o corpo de patógenos é a ingestão de frutas com vitamina C.

Consumi-las durante os intervalos entre as refeições ou como sobremesas pode ser uma saída saudável e habitual. No entanto, a nutricionista Ângela Cardoso alerta que o consumo não deve ser exagerado, uma vez que possuem valores calóricos elevados e, eventualmente, “geram um sobrepeso”. Desta forma, aprecie cada uma delas com moderação.

Essas frutas com vitamina C não podem faltar no seu dia a dia

  • Camu-camu

A camu-camu é a fruta que contém o maior índice de vitamina C (por volta de 2880 mg em 100 g de polpa). Para se ter uma ideia, na mesma quantidade de laranja só é encontrado 40 mg. Além disso, a fruta de origem amazônica é também rica em potássio. Para adicioná-la ao cardápio é possível preparar um suco com 50 mg de polpa e 1 litro de água.

  • Acerola

Com alta concentração de vitamina C, a acerola também é fonte de outros minerais, como o magnésio, fósforo, ferro, potássio e cálcio. O recomendado é consumir cerca de três unidades por dia, seja adicionando em sucos ou em outras formas de consumo.

  • Caju

Comprou o caju nos supermercados ou feiras livres? Para aproveitar todas as vitaminas e minerais disponíveis na fruta (A, B e C, fósforo, ferro e cálcio), o ideal é consumi-la no mesmo dia! Além disso, o caju é originário da região nordeste do Brasil e uma unidade possui cerca de 329 mg de vitamina C.

  • Manga

A fruta, que é nativa do sul e do sudeste asiático, é rica em vitamina A, C, B1, B2 e B5. Nela, também são encontrado sais como o fósforo, ferro e cálcio. A ingestão recomendada do alimento é de 100g por dia (65,5 mg de vitamina C).

  • Morango

Originário da Europa, o morango é cultivado em diversas partes do mundo e são ricos em flavonoides (agente antioxidante). Além disso, a fruta é conhecida por ser pouco calórica e muito saborosa. Seu consumo diário ideal gira em torno de seis unidades, que contém cerca de 63,6 mg de vitamina C.

  • Kiwi

Assim como o morango, o Kiwi, que é originário do sul da China, também tem propriedades antioxidantes. Ademais, a fruta é conhecida por ser fonte de fibras, minerais e compostos bioativos. É indicado o consumo de uma unidade por dia (70,8 mg de vitamina C).

  • Mamão

Nativo das regiões tropicais das Américas, o mamão é fonte de cálcio, ferro, fósforo, sódio, fibra, potássio e provitamina A. Meia unidade da fruta é suficiente para garantir a entrada de cerca de 82,2 mg de vitamina C no organismo humano.

Leia também: