Quem foi Frida Kahlo? Conheça a trajetória da famosa artista mexicana

Com uma trajetória marcada por grandes sofrimentos e superações, Frida foi uma mulher à frente de seu tempo

pintura em aquarela do rosto de Frida Kahlo com um arranjo de flores no cabelo
Por Erika Alfaro - 05/07/2017

Imagem: reprodução

Nascida em 6 de julho de 1907, Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón veio ao mundo para marcá-lo. No dia em que o nascimento da artista completa 110 anos, temos muitos motivos para acreditar que o seu legado transcende sua vida. Que tal conhecer mais sobre a pintora que consolidou seu nome no século XX e é, até hoje, um ícone do feminismo, da moda e da cultura pop?

Trajetória de superação:

Importância

Marcada por uma trajetória de superações e sofrimentos, em seus quadros, Frida Kahlo refletiu a dor em meio às marcas da cultura mexicana. Foi considerada surrealista, o que negava dizendo que não pintava sonhos, mas sua realidade. Defendia o resgate à cultura dos astecas como forma de oposição ao sistema imperialista cultural europeu. Foi por meio dos seus autorretratos que se tornou uma das maiores pintoras do século.

O legado de Frida Kahlo

Foto de Frida Kahlo com um fundo verde e sua clássica coroa de flores, bem como suas grossas sobrancelhas

Foto: reprodução

Sua arte foi reconhecida internacionalmente após a sua morte em 1970. Com a obra Moisés, ganhou um prêmio concedido pelo Ministério da Cultura do México. Atualmente, as obras de Frida seguem em exposições pelo mundo todo.

Suas roupas, cheias de cores e flores, viraram ícones de estilo e ganharam exposição e livro só para elas. Em 2002, foi lançado o filme Frida, que recebeu dois Oscar (por melhor maquiagem e trilha sonora). Além disso, a artista é considerada um símbolo feminista por ter quebrado diversos tabus de sua época. Foi uma mulher que participou ativamente da vida política (era filiada do Partido Comunista Mexicano), lutou pelos trabalhadores mexicanos e não teve medo de demonstrar seus ideais.

Para se inspirar

O legado deixado por Frida Kahlo para o mundo não se limita à sua arte – pinturas e quadros. A forma de enxergar e viver, de se expressar e sentir cada vão momento nos ensinam muitas lições sobre como podemos aproveitar melhor a nossa passagem nesta vida. As frases a seguir são parte do diário pessoal da pintora, ou foram citadas por ela em algum momento, e traduzem um pouco dos grandes aprendizados que podemos obter.

Se quiser compartilhar e espalhar Frida pelo mundo, basta clicar nos ícones das redes sociais.

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Ana Beatriz Garcia/Vinicius Galico/Edição: Érika Alfaro e Beatriz Reis