8 frases de Buda para exercitar a positividade no dia a dia

Conheça o poder e a força que uma palavra ou um pensamento pode exercer em nossa vida

frases de buda estatua
Foto: Shutterstock

Com toda a sua trajetória iluminada, até hoje conseguimos encontrar nas frases de Buda as respostas para as tormentas do ser. O sábio buscou trazer ao mundo alguns ensinamentos práticos para aliviar as dores da alma e do coração, ressignificando a existência e cultivando energia positiva.

Para ele, as palavras eram apresentadas como um remédio diante de uma doença inevitável: a tristeza. Por isso que todas as práticas e ensinamentos budistas existem justamente para acabar, ou, ao menos, amenizar, os sintomas desse mal.

Eleve seu otimismo com essas poderosas frases de Buda

Quer encontrar um ponto de equilíbrio e paz interior? Por meio da leitura destas orações, é possível fazer uma viagem para dentro de si, pesando atitudes e pensamentos que não condizem com o seu bem-estar.

Longe de energias negativas

“O ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente. Ele desaparece, tão logo esses pensamentos de mágoa forem esquecidos.” (Buda Shakyamuni)

A partir do momento em que deixamos de lado as ideias negativas, relacionadas à decepção e a raiva, estes sentimentos deixam de existir em nosso consciente. Cultive coisas boas e perceba como as más vibrações não te atingirão.

Encontrando equilíbrio

“Aquele que protege sua mente da cobiça e da ira, desfruta da verdadeira e duradoura paz.” (Buda Shakyamuni)

Quando alimentamos sentimentos como a inveja e a raiva, os transferimos para nossas ações e, consequentemente, nosso dia a dia. Afaste essas emoções da sua vida, estimulando a gratidão por tudo o que tem e por todas as oportunidades que ainda vão surgir.

O autoconhecimento cura

“Dominar-se a si próprio é uma vitória maior do que vencer a milhares em uma batalha.” (Buda Shakyamuni)

Nada é mais importante do que o autocontrole. Procure derrotar seus medos e vencer os desafios que são impostos, inclusive aqueles que você mesma tem se exigido.

A estabilidade psicológica

“Uma mente perturbada está sempre ativa, saltitando daqui para lá, sendo difícil de controlar. Mas a mente disciplinada é tranquila, serena. Portanto, é bom ter sempre ter a mente sob controle.” (Buda Shakyamuni)

Quando tudo está fora de ordem em nossa cabeça, a tendência é desequilibrar as ações. Seus pensamentos são sua maior arma e, por conta disso, é preciso ter total domínio sobre eles. Procure formas e técnicas de relaxamento e desapegue-se dos problemas.

Ilustração de Buda e seus discípulos

Ilustração: Shutterstock

 

A eterna mutação do ser

“O que somos hoje e o que seremos amanhã depende de nossos pensamentos. Se procedo mal, sofro as consequências. Se procedo bem, eu mesmo me purifico.” (Buda Shakyamuni)

Temos que ter sempre em mente que nossas ações e o modo como somos, em geral, é fruto de nossas compreensões. Por conta disso, é essencial possuir uma mente positiva, pois isso se refletirá em suas atitudes e em seu dia a dia e, consequentemente, no que você vai colher no futuro.

Aguce a percepção

“Veja o falso como falso, o verdadeiro como verdadeiro. Olhe para o seu coração. Siga a sua natureza.” (Buda Shakyamuni)

Não adianta buscar a realização nas coisas externas a nós mesmo, seja em bens materiais, em pessoas queridas ou em acontecimentos sonhados. A verdadeira felicidade é algo que está dentro de cada um de nós.

À procura de uma razão

“Seu propósito na vida é encontrar um propósito e dedicar a ele todo o seu coração e a sua alma.” (Sidarta Gautama)

Se temos um propósito, devemos focar na sua realização e ficarmos atentos para não nos distrairmos em nosso caminho, pois não há dificuldade que impeça um objetivo de ser realizado. Na verdade, muitas vezes, faltou um pouco mais de insistência.

Viver o agora

“O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente.” (Buda Shakyamuni)

O momento presente é o mais importante de nossas vidas. Se analisarmos a fundo, iremos concluir que ele é o único que realmente existe e quando temos a possibilidade de fazer alguma coisa. Uma das mais poderosas frases de Buda para a elevação do ser.

Leia também: