Conheça formas de consumir aveia para queimar mais gordura!

Além do farelo, também é possível consumir aveia em outras formas, como farinha e oat bran. Saiba mais sobre esse alimento que é aliado da perda de peso!

consumir aveia com morango e mel
Foto: iStock.com/Getty Images

Este cereal pode fazer parte de diversas receitas justamente por sua versatilidade tanto no gosto quanto na forma de consumo. Além do farelo, que provém da camada extrema do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras, há outras maneiras de consumir aveia. Veja aqui!

consumir aveia com morango e mel

Foto: iStock.com/Getty Images

Flocos

De acordo com a nutricionista Márcia Loureiro, os flocos de aveia são obtidos com os grãos prensados integralmente com 100% das fibras, fazendo com que os principais nutrientes da aveia sejam preservados em sua integridade. Eles podem ser polvilhados sobre frutas, saladas, iogurtes, sorvetes e têm 106 calorias em 30g.

Floco fino

Para o floco fino, a aveia passa por um processo de moagem, mas as fibras e os nutrientes continuam preservados. Segundo Márcia, o floco fino é indicado para engrossar mingau e sopas, além de ser ótimo para dar liga na massa de pão, bolos e tortas. As calorias são as mesmas dos flocos.

Farinha

Por ser originada da parte mais interna do grão, a farinha de aveia perde uma boa quantidade de fibras. No entanto, é bem-vinda em receitas de pães, panquecas e bolos, podendo substituir a farinha de trigo. Pode, ainda, ser uma opção para a alimentação celíaca, quando há alergia ao glúten. Cada 30g de farinha tem aproximadamente 109 calorias.

Farelo de aveia oat bran

Essa variante é a mesma que o farelo de aveia que conhecemos. Tem uma quantidade de fibras maior que as versões em flocos por ser extraído da parte mais externa do grão, onde há uma maior concentração de fibras. Seu uso pode ser o mesmo aplicado ao farelo de aveia.

Qual é a melhor?

Não existe uma versão melhor que a outra, mas depende do que cada pessoa está procurando. “Se o objetivo é diminuir o colesterol, o ideal é usar o farelo de aveia, onde as beta-glucanas estão mais concentradas. Agora, se o objetivo é o teor de fibras, por aumentar o peristaltismo (trânsito intestinal), melhorando a constipação, ela pode ser usada em flocos, farinha ou farelo”, afirma a nutricionista Carolina Marques.

Consumir aveia no copo!

E não é que a aveia também pode ser consumida em shakes e sucos? O ideal, segundo a nutricionista Marica Loureiro, é batê-la no liquidificador e consumir a bebida logo após o preparo para garantir maior absorção de vitaminas e minerais.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Carolina Marques e Márcia Loureiro, nutricionistas