Fome oculta em crianças: como evitar que ocorra com seu filho

Sem diversidade na dieta, seu filho pode sofrer com a falta de minerais e vitaminas importantes. A fome oculta em crianças pode, sem que ninguém perceba, afetar seu o desenvolvimento. Saiba mais!

Entenda como funciona a fome oculta em crianças
FOTO: Shutterstock

Uma dieta desbalanceada, com poucas opções e variedade, pode desencadear na deficiência de vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fome oculta é definida como a necessidade não explícita de um ou mais dos 26 micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. A fome oculta em crianças pode ser ainda mais grave, já que essas estão em processo de pleno crescimento e formação dos órgãos vitais.

 

Fome oculta em crianças

O mal se instala de forma silenciosa, comprometendo o sistema imunológico e deixando o organismo fraco. FOTO: Shutterstock

O que dizem as pesquisas

A OMS ainda afirma que cerca de dois bilhões de pessoas no mundo apresentam o problema. Ele é mais comum nos mais novos em consequência da seletividade na alimentação e da neofobia -condição caracterizada pela recusa a experimentar alimentos novos. Como a falta dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo não quer dizer, necessariamente, que a criança come pouco, a fome oculta pode passar despercebida, assim, é possível assumir que quem sofre com ela está saudável.

 

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas são: dificuldade de concentração, falta de energia, sonolência, queda de produtividade, irritabilidade, cansaço, fraqueza e dores musculares.

 

Como posso saber se meu filho tem falta de vitaminas e minerais?

Caso a criança não tenha uma dieta rica e balanceada e com regularidade, o ideal é levá-la ao pediatra de confiança. No exame físico, é possível notar alterações no cabelo, na língua, pele, unhas, marcas corporais, palidez e outros sinais. Em alguns casos, somente exames que não são de rotina ou de prática comum podem determinar a carência da vitamina ou do mineral.

 

criança sentada comendo vegetais

A alimentação dos pequenos sempre precisa ser acompanhada com muita atenção e cuidado! FOTO: Istock.com/Getty Images

 

Como evitar a Fome Oculta em crianças?

O melhor remédio ainda é a prevenção. Seguindo orientações gerais de consumo saudável de alimentos variados, é possível evitar não somente a fome oculta, mas outras doenças de cunho alimentar como diabetes e obesidade. Além disso, a recuperação da deficiência de nutrientes pode ser feita por meio do consumo de suplementos multivitamínicos indicados pelo médico de confiança.

 

Texto: Redação Alto Astral | Fonte: Consumer Healthcare da Sanofi

 

LEIA TAMBÉM