Folha de maracujá: aprenda quais são os seus benefícios

As frutas são importantes fontes de prevenção de doenças. O maracujá é um exemplo, além de prevenir, também ajuda controlar, como é o caso da depressão.

Maracujá
Foto iStock.com/getty images

As folhas do maracujá são um excelente calmante e amplamente usadas em doenças do sistema nervoso como depressão, insônia e síndrome do pânico, por exemplo. Elas são tão poderosas que podem ser utilizadas até em tratamentos de vício de drogas e álcool, já que tranquilizam quem sofre de alguma dependência.

 

Maracujá

Foto iStock.com/getty images

 

Qual a propriedades das folhas?

As folhas do maracujá contêm alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como analgésicos e relaxantes musculares.

Como deve ser consumida?

Ela deve ser feita por meio de chás, sendo aconselhada a ingestão de 1 a 3 xícaras (chá) por dia. Mas a nutricionista Dominique Horta Buim alerta: “o chá de maracujá não deve ser consumido por pessoas com pressão baixa, gestantes e lactantes”.

Aprenda a fazer!

Dominique Horta ensina que o chá deve ser preparado em infusão. “Coloque 200ml de água e ferva. Desligue o fogo assim que levantar fervura. Acrescente 1 colher (sopa) de folhas secas de maracujá e tampe por cinco minutos. Coe e consuma em até 12 horas”, esclarece.

Saiba mais:

5 frutas milagrosas para a saúde

Azedinho que faz bem: conheça os benefícios das frutas cítricas!

Cachos de uva: qual escolher? Conheça as variedades!

Consultoria Dominique Horta Buim alerta, nutricionista