Fitoterápicos: 4 respostas para você entender mais sobre eles

Os fitoterápicos são medicamentos com base naturais, ou seja, a matéria-prima vem de plantas e flores. Assim, eles apresentam menos contra-indicações.

fitoterapicos-remedio-plantas-medicinais-oleos-comprimidos-vidro
FOTO: Reprodução

Os medicamentos fitoterápicos são substâncias naturais regulamentadas no Brasil como remédios convencionais. Mas assim como os outros medicamentos, também têm que apresentar critérios similares de qualidade, segurança e eficácia requeridos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para não ficar com nenhuma dúvida sobre o assunto, Paulo Roberto Botelho, Coordenador do Curso de Terapias Naturais do Grupo Zênite, respondeu algumas perguntas sobre esse tema. Confira!

comprimidos-plantas-fitoterápicos-frasco-vidro

FOTO: Reprodução

 

Os fitoterápicos podem fazer mal à saúde?

Assim como qualquer outro remédio, o mau uso de fitoterápicos pode ocasionar problemas à saúde, sim. Eles podem causar alterações na pressão arterial, problemas no sistema nervoso central, fígado e rins e o paciente pode ficar internado ou até correr risco de morte, dependendo da forma de uso.

Quais as precauções?

A pessoa também deve ter o cuidado de só adquirir fitoterápicos em farmácias e drogarias autorizadas pela Vigilância Sanitária, além de seguir as orientações da bula e rotulagem. “É preciso observar a data de validade, seguir corretamente as recomendações de armazenamento, ter cuidado ao associar remédios e medicamentos, o que pode promover a diminuição dos efeitos ou provocar reações indesejadas”, aconselha o profissional.

fitoterapicos-remedio-plantas-medicinais-oleos-comprimidos-vidro

FOTO: Reprodução

 

Floral é um fitoterápico?

Não. A fitoterapia é o tratamento de doenças por meio de plantas medicinais. Já na terapia floral, usa se somente flores na preparação das essências e não outras partes da planta. Segundo o especialista, essas essências florais não são tóxicas e suas propriedades são benéficas no tratamento de doenças emocionais. No caso de dores ou doenças físicas, a terapia floral não é tão recomendada.

O que é aromaterapia?

É um outro ramo da fitoterapia e age no tratamento das doenças a partir do uso de óleos essenciais. Essas substâncias podem ser extraídas de diversas partes das plantas, como folhas, rizomas, caules, flores ou cascas, podendo ser utilizados em banhos, massagem, inalação ou ingestão.

 

 

Texto: Amanda Araújo/Colaboradora

Consultoria: Paulo Roberto Botelho, Coordenador do Curso de Terapias Naturais do Grupo Zênite

 

 

LEIA TAMBÉM: