Fique por dentro: máscaras e suas origens | Alto Astral

Fique por dentro: máscaras e suas origens

Todo mundo sabe que as máscaras servem para cobrir o rosto, mas pouca gente conhece suas outras utilidades. Veja o que está por trás das máscaras!

Mulher tirando máscara
FOTO: Shutterstock.com

Todo mundo sabe que as máscaras servem para cobrir o rosto, mas pouca gente conhece suas outras utilidades. Cada povo adotou uma finalidade para o acessório e até hoje seguimos tradições bem antigas na hora de “vestir a fantasia”. Veja o que está por trás dos vários tipos de máscaras:

Fique por dentro: máscaras e suas utilidades

Das cavernas

O homem pré-histórico usava pinturas no rosto para representar os deuses e pensava que, assim, teria poderes sobre-humanos que ajudariam na caça e na cura de doenças. Um dos primeiros registros que se tem das máscaras são desenhos feitos em uma caverna de Lascaux, na França, há quinze mil anos atrás.

Religião

Para os egípcios, a máscara fazia parte de um ritual religioso que ajudava os mortos a passar para a vida eterna.

Cura

Os chineses acreditavam no poder de cura das máscaras de dragão, que afastavam os maus espíritos e protegiam sempre aqueles que as usavam.

Fique por dentro: máscaras e suas utilidades

Decoração

Os africanos utilizavam máscaras de madeira para enfeitar cerimônias e lugares importantes. Elas representavam os deuses e eram relacionadas ao bem-estar.

Guerra

Entre os indígenas, as máscaras serviam como preparação para a guerra. Os guerreiros ficavam com uma cara assustadora e colocavam medo em qualquer inimigo.

Teatro

Os gregos tiveram a ideia e o mundo inteiro copiou. Na hora de representar um personagem, era só colocar uma máscara e homens viravam mulheres, deuses, idosos ou fantasmas.

Proteção

Os gladiadores de Roma usavam máscaras de ferro para proteger a cabeça dos golpes adversários.

Fique por dentro: máscaras e suas utilidades

Você sabia?
Hoje, muitos profissionais precisam usar máscara para evitar acidentes como, por exemplo, o apicultor. Sem a máscara, ele poderia levar um monte de picadas de abelhas no rosto. Além disso, temos os super-heróis, que usam máscaras para proteger a identidade deles e manter os bandidos longe de quem amam.

Veja também
Curiosidades: como surgiu o quebra-cabeça
Curiosidades: como surgiram as melhores gostosuras
3 curiosidades que você ainda não sabia