Fios de cabelo brancos: truques práticos para disfarçar

Há quem acredite e defenda que assumir os fios brancos é sinal de atitude e de aceitação. Mas, se você não faz parte desse time, saiba como esconder os fios de cabelo brancos!

mulher com fios de cabelo brancos
Foto: Shutterstock.com

Consultamos especialistas que ensinam tudo o que você precisa saber para renovar a cabeleira e não se desesperar quando os fios de cabelo brancos aparecerem.

Por que os fios ficam brancos?

Naturalmente, a produção de melanina – pigmento que dá cor aos fios – na raiz dos cabelos diminui com o passar dos anos. Além disso, fatores genéticos, estresse, alimentação inadequada (pobre em vitamina B12 e ácido fólico), agressões externas (poluição, sol, fumo) e algumas doenças, como anemia, diabetes e hipertireoidismo, podem contribuir para a descoloração dos cabelos. Os primeiros fios esbranquiçados tendem a aparecer entre 30 e 35 anos. “É considerado aparecimento prematuro quando ocorre antes dos 20 anos em mulheres brancas, antes dos 25 anos em asiáticas e antes dos 30 anos em negras”, descreve o cirurgião plástico Fabrício Ribeiro, especialista em implante capilar. “Remédios e alimentos com propriedades antioxidantes podem diminuir o aparecimento dos fios brancos, porém, ainda não é possível impedir totalmente o surgimento dos fios ou retomar a cor natural”, enfatiza a dermatologista Angélica Pimenta.

Truque para disfarçar

Você faz uma superprodução para uma festa e descobre um fiozinho piscando no alto da cabeça. Quando isso acontecer, não se desespere! A beauty artist Penélope Beolchi, do salão Opa! Hair, ensina truques para disfarçar o probleminha em 5 minutos!
-Dica 1: use máscara para cílios ou lápis de olho para maquiar os fios brancos;
-Dica 2: existe no mercado um bastão para a mesma finalidade;
-Dica 3: prepare uma pequena quantidade de coloração e aplique apenas na raiz onde os fios são visíveis;
-Dica 4: se a produção for informal, use faixa ou tiara para esconder a frente do cabelo, onde os brancos ficam mais visíveis.

Tonalizantes

Se a quantidade de fios de cabelo brancos for pequena, você pode investir em tonalizantes, que têm cobertura de até 80%, além de usar linhas específicas de xampu, condicionador e máscara que realçam a cor natural dos cabelos. Nesses casos, também é possível usar coloração permanente em qualquer tom. “Lembrando que a coloração tem a capacidade de clarear apenas 3 tons do cabelo natural”, adverte Penélope.

Quero tingir. E, agora?

Quando a metade dos fios está branco, a dica da especialista é escolher uma cor base para misturar aos tons-fantasia. Por exemplo, caso você queira loiro-escuro-dourado (6.3) precisa usar, no mínimo, 50% de loiro-escuro (6.0). Para essa cor, o tom-fantasia é o dourado. “A coloração base tem que ter o número zero após o ponto”, explica.

Muitos fios de cabelo brancos

Se mais da metade dos fios de cabelo brancos, opte apenas pela cor base ou não ultrapasse 15% de cor-fantasia. Além disso, escolha tons próximos à sua cor natural. Assim, você garante a cobertura total dos brancos, sem grandes contrastes.

Texto: Carol Ferreira | Consultoria: Angélica Pimenta, dermatologista de São Paulo, www.angelicapimenta.com.br; Fabrício Ribeiro, cirurgião plástico de São Paulo, especialista em implante capilar, www.drfabricioribeiro.com.br; Penélope Beolchi, beauty artist do salão Opa! Hair, de São Paulo, (11) 3171-0401

LEIA TAMBÉM: