Connect with us

O que você está procurando?

As promoções de Black Friday são utilizadas para adiantar presentes de Natal. Mas como saber se não estou caindo em uma “black fraude”? Veja maneiras!
É preciso tomar cuidado com e-commerces que superfaturam os preços para aplicar descontos falsos - Shutterstock

Finanças Pessoais

Como saber se as promoções de Black Friday são verdadeiras?

As promoções de Black Friday são utilizadas para adiantar presentes de Natal. Mas como saber se não estou caindo em uma “black fraude”? Veja maneiras!

A Black Friday é atualmente a segunda data mais importante para o varejo on-line, ficando atrás apenas do Natal. E por conta dos preços, muitos decidem adiantar os presentes natalinos para essa data. 

No entanto, muitos lojistas superfaturam os preços de itens, fazendo com que muitos itens no dia própria Black Friday (como hoje), estejam com seus preços normais.

Assim, cria-se a ilusão de ótica” de que o desconto está muito alto e de que vale a pena garantir aquele item no momento.

Ledo engano!  Essa prática é conhecida como “black fraude” e costuma fazer vítimas no Brasil desde que a data passou a ser de fato comemorada no país.

Por isso, separamos algumas dicas rápidas para saber se a promoção é verdadeira e se o desconto realmente vale a pena para o consumidor. Confira abaixo!

1. Saiba qual o valor oferecido por esse item em meses anteriores

Para saber se as promoções de Black Friday realmente valem a pena, é necessário que você, consumidor, investigue o preço daquele item em meses anteriores. Muitos procuram somente pelo mês anterior, outubro, que é normalmente quando os produtos de Black Friday sofrem uma alta justamente por conta das liquidações em novembro. 

Por isso, tente observar o valor nos meses anteriores como julho, agosto e setembro. Atualmente, existem ferramentas que monitoram os preços durante todo o ano, como o Zoom, Buscapé que podem ser instalados como uma extensão do navegador.

2. Compare o preço do item em outros e-commerces

A prática de utilizar o preço cheio dos itens e aplicar o desconto em cima desse valor é realizada por e-commerces já bem conhecidos do consumidor. Por isso, ao avistar um bom preço e uma promoção digna de Black Friday, procure pelo mesmo item em outros comércios

Desse jeito, você consegue comparar outras promoções de Black Friday em locais diferentes, ter dimensão se a promoção é verdadeira ou falsa e ainda por cima, fazer boas escolhas de acordo com promoções reais.

3. Fique atento aos sites

Outro hábito muito comum nas promoções de Black Friday são justamente a aplicação de fraudes. Por isso, esteja atento ao domínio do site! Neste período acontecem muitos golpes de phishing, que fisgam usuários desatentos para roubo de dados.

Então, sempre que se deparar com alguma promoção imperdível com um preço muito baixo, desconfie! Até porque, o prejuízo financeiro de um golpe pode ser muito maior do que o de comprar um item com menos desconto.

Advertisement

Economia

Itens que lideraram a lista de desejos em anos anteriores, como celulares e notebooks, foram substituídos por produtos como roupas e relógios.

Emprego

O LinkedIn é uma rede social voltada para o mercado de trabalho. Conheça maneiras de se destacar e conseguir um emprego por lá.

Notícias

Feito pelo astrólogo mais querido do Brasil, o Previsões 2022 contará com informações sobre trabalho, relacionamentos, questões financeiras e muito mais.

Finanças Pessoais

Conhecida também como uma “ressaca” da Black Friday, a Cyber Monday é a última oportunidade para aproveitar os descontos pós Black Friday.

Finanças Pessoais

Conhecida também como uma “ressaca” da Black Friday, a Cyber Monday é a última oportunidade para aproveitar os descontos do fim de novembro.

Finanças Pessoais

Neste ano, até a decoração de Natal ficou mais cara. Mas é possível economizar nestes artigos. Leia e confira!

Investimentos

Já é possível adquirir criptomoedas que investem no metaverso. Confira quais são!

Finanças Pessoais

Todo mundo já se deu aquela ‘desculpinha esfarrapada’ para gastar, mas é preciso entender quais são aquelas que te deixam com menos dinheiro. Confira!