Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra dicas para diminuir conta de energia
Descubra dicas para diminuir conta de energia - Shutterstock

Finanças e Empreendedorismo

Confira dicas para diminuir a conta de energia em casa

Especialista comenta quais são os aparelhos “gastões” e explica truques para diminuir a conta de energia da sua casa

Sua conta de energia anda mais alta e você não sabe o motivo? Uma das razões podem ser os aparelhos conhecidos por serem “gastões” e que estão presentes em muitos lares. Nessa categoria, estão a geladeira e refrigerador, ar-condicionado, forno elétrico, máquina de lavar e secar roupa, máquina de lavar louça e micro-ondas.

O engenheiro eletricista Fábio Carvasan explica que vários fatores podem fazer esses itens gastarem mais energia, fora a frequência e a duração do uso. Segundo o docente de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), um deles é quando os aparelhos estão funcionando com 100% de sua capacidade, por isso, não é recomendado utilizá-los dessa forma.

O tempo de vida útil do aparelho também pode ser um aspecto importante. Alguns itens mais antigos podem acabar usando mais energia do que os novos. “Em muitos casos, a substituição de aparelhos mais antigos por modelos mais eficientes pode resultar em economia a longo prazo e ainda benefícios ambientais”, salienta o engenheiro eletricista do Grupo UniEduK.

E aí, como usar esses aparelhos necessários no dia a dia, mas conseguir diminuir a conta de energia em casa? Veja as dicas e truques do especialista a seguir:

Geladeira/Refrigerador

Mantenha a temperatura do aparelho ajustada para os níveis recomendados e evite abrir a porta com frequência e por longos períodos. Limpe regularmente as serpentinas na parte de trás para garantir a eficiência do condensador.

Ar-condicionado

Lembre-se de fechar portas e janelas quando for usar o ar-condicionado. Regule a temperatura para um nível confortável, não muito baixo.

Forno elétrico

Aproveite ao máximo cada uso, cozinhando várias porções de uma vez, e use para pré-aquecer apenas quando necessário. Se houver, utilize a função de convecção.

Máquina de lavar/secar roupa

Utilize a capacidade máxima de carga e opte por ciclos de lavagem com água fria sempre que possível. Ademais, limpe sempre o filtro da secadora após o uso.

Máquina de lavar louça

Ciclos de lavagem econômicos e com carga completa são mais inteligentes nesse sentido. Tirar todos os resíduos de comida dos itens antes também é importante. Seque a louça ao ar livre ou desligue a secagem aquecida.

Micro-ondas

Ajuste a potência do micro-ondas de acordo com a necessidade, pois nem todos os alimentos precisam ser cozidos na potência máxima. Desconecte o micro-ondas da tomada quando não estiver em uso.

Outras dicas

Há ainda algumas dicas que Fábio recomenda para aplicar no dia a dia e diminuir a conte de energia:

  • Dica 1 – Utilize lâmpadas LED, que são mais eficientes, apague as luzes quando não estiverem em uso e, sempre que possível, aproveite a luz natural durante o dia
  • Dica 2 – Desligue os eletrodomésticos da tomada quando não estiverem em uso, especialmente carregadores, TVs, eletroeletrônicos etc.
  • Dica 3 – Regule termostatos para níveis adequados e isole janelas e portas para evitar perda de calor ou entrada de ar fio. Além disso, utilize cortinas para controlar a temperatura da casa
  • Dica 4 – Reduza a temperatura do aquecedor de água e utilize chuveiros de baixo consumo e torneiras com aeradores. Fique atento aos possíveis vazamentos de água quente

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema