Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja como trabalhar com vendas na Internet
Veja como trabalhar com vendas na Internet - Foto: Freepik

Finanças e Empreendedorismo

Como trabalhar com vendas na Internet? Guia definitivo para 2024

Trabalhar com vendas na Internet é uma ótima oportunidade para quem quer ter o seu próprio negócio, ganhar dinheiro e ter liberdade

Muita gente se pergunta como trabalhar com vendas na Internet. Afinal, essa é uma forma de empreender que oferece muitas vantagens, como flexibilidade, autonomia, baixo custo e alcance global. Mas também exige planejamento, dedicação, conhecimento e estratégia.

As pessoas costumam achar que, para vender online, é preciso ter um negócio físico e apenas expandir o alcance para o digital. Isso não é totalmente verdade, pois é, sim, possível combinar negócios físicos com digitais. Porém, a Internet amplia ainda mais as possibilidades, permitindo até mesmo que quem não tem nenhum produto para vender possa fazer vendas!

Isso porque existem diversas formas de vender pela Internet, cada uma com suas características, benefícios e desafios. Sendo assim, hoje vamos apresentar as principais modalidades de vendas online e como você pode começar a atuar nesse mercado em 2024. 

E mesmo se você nunca trabalhou com isso antes, não sabe o que é tráfego pago, dropshipping, link de afiliado e nem nada disso, não se preocupe! Continue lendo e vai entender tudo!

O que são vendas online exatamente?

Apesar do nome ser bem autoexplicativo, vamos deixar bem claro no que consistem as vendas online. A grosso modo, elas são transações comerciais realizadas pela Internet, onde o vendedor oferece um produto ou serviço e o cliente realiza o pagamento por meio de uma plataforma digital. 

A saber, essas vendas podem ser feitas por meio de sites, redes sociais, aplicativos, e-mails, entre outros canais. 

As vendas online têm diversas vantagens, como:

  • Baixo custo de operação, pois não é necessário ter um espaço físico, estoque ou funcionários;
  • Maior alcance de público, sendo possível vender para pessoas de diferentes regiões e países;
  • Maior facilidade de comunicação, uma vez que você pode usar ferramentas como chatbots, vídeos, webinars, etc.;
  • Maior flexibilidade de horário, pois é possível trabalhar em qualquer hora e lugar;
  • Maior possibilidade de personalização, já que dá para segmentar o público e oferecer ofertas e conteúdos relevantes.

Esses são apenas alguns dos benefícios desse setor. Portanto, se você quer saber como trabalhar com vendas na Internet, saiba que o potencial de sucesso é grande se você aplicar as estratégias certas.

Como trabalhar com vendas na Internet: principais modalidades

Algo interessante sobre as vendas online é que essa é uma área vasta, com várias ramificações. Assim, você pode escolher aquela que mais se enquadra na sua realidade e nos seus objetivos.

Dessa forma, são inúmeras as possibilidades, mas vamos destacar as quatro principais.

vendas na internet e-commerce

E-commerce

E-commerce (ou comércio eletrônico) é a venda de produtos físicos ou digitais por meio de um site próprio ou de uma plataforma de terceiros, como o Mercado Livre, a Rodaless, a Amazon, etc. Nesse caso, é preciso ter um catálogo de produtos, um sistema de pagamento, um sistema de entrega e um atendimento ao cliente.

Para anunciar seus produtos, você pode usar meios orgânicos para enviar as pessoas para sua loja virtual. Esses meios incluem as redes sociais, os grupos de WhatsApp, dentre outros.

Também é possível investir em anúncios pagos online, em plataformas como o Google Ads, o Meta Ads, etc. É essencial que seu espaço virtual de vendas tenha visitas, pois assim como no comércio convencional, sem fluxo de pessoas passando pela loja todos os dias, não saem vendas e você não fatura.

Afiliado

Como trabalhar com vendas na Internet é menos burocrático e dispendioso que da forma tradicional, muita gente opta pelas maneiras mais simples. E é justamente isso que o mercado de afiliação oferece.

A saber, ele consiste na venda de produtos ou serviços de outras pessoas ou empresas, recebendo uma comissão por cada venda realizada. Para isso, basta se cadastrar em uma plataforma de afiliados, como a Hotmart, a Monetizze, a Braip, etc., escolher os produtos que deseja divulgar e usar estratégias de marketing digital para atrair e converter o público.

Nesse caso, nem sempre as empresas e produtores permitem que os afiliados usem o tráfego pago para anunciar seu link e vender. Assim sendo, é importante abusar das estratégias orgânicas, em especial as redes sociais, os sites e blogs.

Ter um blog de nicho alinhado com os produtos que você vende, aliás, é uma excelente estratégia. Isso porque você pode criar conteúdos relacionados e inserir seus links de afiliados no meio.

Por exemplo, se você se afiliou para vender cursos de renda extra, pode criar um blog que dê dicas para pessoas que querem ganhar um dinheiro a mais e, como parte das dicas, indicar os cursos. Ou então, se você é um afiliado de marcas de produtos de beleza, crie tutoriais, artigos de dicas e insira seus links neles. Isso vale para qualquer nicho.

Para crescer seu público e fazer as pessoas chegarem ao seu site ou blog e, consequentemente, aos seus links de afiliado, otimize seus conteúdos para SEO, use estratégias de link building e também as redes sociais. Afinal, mais uma vez é preciso lembrar que sem tráfego, não há vendas e nem faturamento.

Como trabalhar com vendas na Internet: ser um Infoprodutor é uma possibilidade

Se você prefere produzir o que será vendido e não promover os produtos de outras pessoas, pode atuar como um infoprodutor. Ou seja, na venda de produtos digitais de sua própria autoria, como cursos online, e-books, podcasts, etc. 

Nesse caso, é preciso criar um conteúdo de qualidade, hospedar em uma plataforma de infoprodutos, como a Hotmart, a Eduzz, Kiwify e outras, definir um preço e usar estratégias de marketing digital para divulgar e vender o seu produto.

Depois de criar o infoproduto e colocá-lo para venda nas plataformas, você também pode abri-lo para afiliação. Dessa maneira, outras pessoas podem divulgá-lo, ganhando uma comissão para isso, e você ganha mais sem ter tanto trabalho.

Como trabalhar com vendas na Internet? Guia definitivo para 2024

Dropshipping

Um dos maiores impeditivos para as pessoas começarem a vender online é a falta de estrutura. Como, por exemplo, estoque, sistema de entregas e suporte ao cliente. A boa notícia é que tem como trabalhar com vendas na Internet sem nada disso, por meio do dropshipping.

Essa é a modalidade que permite a venda de produtos físicos sem ter que lidar com o estoque ou a entrega. Isso porque, para atuar nela, só é preciso encontrar um fornecedor confiável, que envie os produtos diretamente para o cliente, e criar um site ou uma loja virtual para expor os produtos e receber os pedidos.

Então, ao invés de se preocupar com as etapas operacionais do negócio, você apenas deverá se dedicar a aumentar o tráfego da sua loja virtual, divulgar os produtos e esperar as vendas caírem. 

A saber, você pode encontrar parceiros estrangeiros e importar produtos mais baratos da China, por exemplo, ganhando uma boa porcentagem de cada venda. Um bom exemplo disso é o Aliexpress.

Como trabalhar com vendas na Internet em 2024?

Como vimos até aqui, existem muitas formas de atuar na venda de produtos físicos e digitais e colocar dinheiro no bolso. Afinal, você pode optar por trabalhar com estoque, sem estoque, como produtor, como afiliado e muito mais.

Porém, não é porque é simples que seja fácil, e os negócios digitais demandam tanta dedicação e cuidado quanto qualquer outro. Assim, é preciso estar atento às tendências e às novidades do mercado digital e usar boas estratégias. Veja algumas dicas nesse sentido:

  • Investir em nichos de mercado, ou seja, segmentos específicos e menos concorridos, que tenham uma demanda e um público fiel;
  • Oferecer uma experiência de compra diferenciada, proporcionando um atendimento personalizado, um processo de compra simples e seguro, entrega rápida e eficiente, e um pós-venda satisfatório;
  • Usar o marketing de conteúdo para criar e distribuir conteúdos relevantes e educativos, que gerem valor e confiança para o público, e que o conduzam para a compra;
  • Usar as redes sociais, estando presente nos canais onde o seu público está, como o Instagram, o Facebook, o YouTube, etc, e interagir com ele, gerando engajamento e relacionamento;
  • Aplicar estratégias de SEO, isto é, otimizar o seu site ou loja virtual para os mecanismos de busca, como o Google. Para isso, estabeleça uma estrutura de link building, use palavras-chave, títulos, descrições, imagens, que melhorem o seu posicionamento e aumentem o seu tráfego orgânico;
  • Usar o tráfego pago, investindo em anúncios em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads que impulsionem o seu alcance e atraiam mais visitantes e clientes para o seu site ou loja virtual.

Conclusão

Trabalhar com vendas na Internet é uma ótima oportunidade para quem quer ter o seu próprio negócio, ganhar dinheiro e ter liberdade. Mas para isso, é preciso escolher a modalidade que mais se adapta ao seu perfil, e usar as melhores estratégias de marketing digital para se destacar no mercado.

Se você fizer tudo certo e se dedicar, pode conquistar a sua tão sonhada liberdade geográfica e de horário, sua independência financeira e sua satisfação profissional. Portanto, agora que você já sabe como trabalhar com vendas na Internet, coloque essas dicas em prática e se torne um empreendedor digital de sucesso!

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Pets

Um sistema imunológico equilibrado reduz riscos de contrair doenças e contribui para a saúde geral dos animais

Amor e Sexo

Segundo pesquisa, Geração Z é a mais propensa a buscar por relacionamentos abertos ou não monogâmicos no geral

Receitas

Algumas pessoas tendem a chorar sempre que estão cortando cebola, mas é possível usar alguns truques para diminuir o problema